Pular para o conteúdo principal

Curitiba recebe evento com grandes nomes do mercado do cinema. Programação é inteiramente gratuita

 1ª edição do Fórum Metrô ocorre de 6 a 10 de agosto, no Cine Passeio


Primeira edição do Fórum Metrô leva o tema 'As Funções do Cinema' - Cred Natalia Monroe

De 6 a 10 de agosto, Curitiba, que vem se firmando cada vez mais como uma das principais cidades referência no segmento da sétima arte, recebe a primeira edição do Fórum Metrô: “As Funções do Cinema”

Com uma programação inteiramente gratuita, o evento é uma iniciativa do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro e tem o objetivo de aproximar o público às áreas cinematográficas. 

Contando com a presença de profissionais de diferentes nichos do segmento, o fórum foca no desenvolvimento do mercado audiovisual e no compartilhamento de experiências, com mesas de conversas sobre diferentes funções da área, debates técnicos e artísticos com a participação de profissionais renomados, assim como painéis temáticos sobre “Produção Audiovisual”. Haverá também a “Masterclass de Montagem”, com o premiado Renato Vallone, editor do aclamado filme “A Queda do Céu” e a “Oficina de Assistência de Câmera”, com Filipe Parolin

“O Fórum Metrô é um projeto de caráter inovador no Sul do Brasil, que nasce como um braço do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro, com o objetivo de fortalecer e desenvolver o mercado audiovisual não só na região, mas também no país, voltado ao  público interessado na arte de fazer cinema”, comenta Anderson Simão, um dos idealizadores do evento. 

Entre alguns dos profissionais confirmados para o Fórum Metrô, estão Mateus Alves, compositor de trilhas sonoras de filmes como “Bacurau” e o comentado “O Agente Secreto”; Lilis Soares, diretora de fotografia premiada no Festival de Sundance;  o diretor e montador Pedro Giongo; o diretor do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, Antonio Gonçalves Junior; a produtora Joana Nin; entre outros. 

Confira a programação:
Quarta-feira (6) - (Cine Passeio)
19h - Filme de abertura: “A Queda do Céu” 

Quinta-feira (7) - (Cine Passeio: Sala de Cursos)
15h - Mesa: Som no Cinema
17h - Mesa: Direção de Arte
19h - Masterclass de Montagem com Renato Vallone(Dia 1)

Sexta-feira (8) -  (Cine Passeio: Sala de Cursos)
15h - Mesa: Assistente de Direção
17h - Mesa: Montagem
19h - Masterclass de Montagem com Renato Vallone (Dia 2)

Sábado (9) -  (Cine Passeio: Sala de Cursos)
15h - Mesa: Trilha Sonora
17h - Painel de Cinema: Produzindo fora da capital

Domingo (10) -  (Cine Passeio: Sala de Cursos)
15h - Mesa: Direção de Fotografia com
17h - Painel de Cinema: Como criar (e manter) uma produtora de cinema

A programação do 1º Fórum Metrô: “As Funções do Cinema” é inteiramente gratuita e ocorre no Cine Passeio, localizado na R. Riachuelo, 410 - Centro. As inscrições para a masterclass e paineis podem ser feitas pelo site oficial do www.metrouniversitario.com.br ou pelas redes sociais: Instagram | @metrouniversitário.


Filme de abertura

Como todo bom evento voltado à sétima arte, um aguardado título cinematográfico deve abrir a programação em grande estilo. O longa-metragem “A Queda do Céu”, que participou da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2024, foi o escolhido para dar início ao Fórum Metrô. 

Cartaz 'A Queda do Céu' - Cred Aruac Filmes

Com direção de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, o documentário, que só chega ao circuito comercial de cinema em novembro deste ano, é baseado no livro e testemunho do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert, e acompanha o ritual fúnebre Reahu, a mais importante cerimônia dos Yanomami, que reúne centenas de parentes dos falecidos com a finalidade de apagar todos os rastros daquele que se foi e colocá-lo em esquecimento. A produção ainda traz uma contundente crítica xamânica sobre o “povo da mercadoria”, assim chamados por Davi, o garimpo ilgeal e a mistura mortal de epidemias trazidas por forasteiros, chamadas de “xawara” pelos Yanomami. 

Entre alguns dos prêmios conquistados por “A Queda do Céu”, estão o de Melhor Direção de Documentário e Melhor Som no Festival do Rio; o de Melhor Documentário, em Guanajuato, no México; o Prêmio Especial do Júri, no DMZ Docs, na Coreia do Sul; o Grande Prêmio do Júri da Competição Kaleidoscope, no DOC NYC, maior festival de documentários dos Estados Unidos; o de Melhor Montagem na Semana ABC entre outros. 

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=AsYNUSjsuFg 

A sessão de “A Queda do Céu” no Fórum Metrô ocorre no dia 6 de agosto, às 19h, no Cine Passeio. 

O montador do documentário, Renato Vallone, comanda a “Masterclass de Montagem”, que ocorre nos dias 7 e 8 de agosto. O designer de som da produção, Guile Martins, participará da Mesa: “Som no Cinema”,  no dia 7 de agosto. Ambas as atividades são gratuitas, porém é necessário fazer uma inscrição para a masterclass. 


Nova edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro

O Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro, que tem o objetivo de incentivar a produção e a cultura cinematográfica no país, segue para sua oitava edição. 

Com data de realização de 3 a 7 de setembro, na Cinemateca de Curitiba, o evento conta com duas mostras, sendo a competitiva, em que os curtas selecionados competem pelo Troféu Passagem, e a Panorama. Neste ano, a programação conta com cerca de 30 curtas-metragens, vindos de várias regiões do Brasil, como Pernambuco, Ceará, Sergipe, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Espírito Santo. 

Além das exibições na telona, o festival ainda promove debates e discussões com os espectadores, assim como oficinas com temas pertinentes ao universo da sétima arte. Toda a programação é gratuita. 

A oitava edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro é realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com Incentivo do Instituto de Oncologia do Paraná - IOP e o Instituto Joanir Zonta, com apoio de Backbros e Cine Passeio. 

 

Serviço
1º Fórum Metrô: “As Funções do Cinema”
Programação gratuita
Data: 6 a 10 de agosto
Local: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 - Centro)
Site oficial: www.metrouniversitario.com.br
Instagram@metrouniversitario 
Youtube: http://youtube.com/MetroFestival
Realizada por meio de recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com Incentivo do Instituto de Oncologia do Paraná - IOP e o Instituto Joanir Zonta, 
Apoio: Backbros e Cine Passeio. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEIGH CHEGA A CURITIBA

  Uma das vozes mais potentes da nova geração do rap nacional, Thiago  Veigh  da Silva, conhecido como   Veigh , acumula conquistas que refletem o seu impacto na cena musical: são mais de um bilhão de visualizações no YouTube, 22 milhões de ouvintes mensais nas plataformas de áudio e 10 milhões de seguidores nas redes sociais, além de figurar entre os nomes da prestigiada lista  Forbes  Under  30  de 2024 .  O último trabalho de estúdio do cantor e compositor paulista,  Eu Venci o Mundo  (2025), se estabeleceu no Top 3 Global do Spotify e contabilizou 10 milhões de  plays  em menos de 24 horas após o lançamento. Com uma estética mais madura, o álbum marca um novo capítulo na carreira do artista e, agora, ganha os palcos por meio da  EVOM Tour,  que fez sua estreia recentemente em São Paulo.     Com realização da   30e , Supernova   Ent  e  Prime , a escala em  Curitiba  aco...

Jurassic Safari Experienc

Roberto Carlos anuncia show em Curitiba

  Vendas abrem na próxima semana, no dia 04 de setembro, pelo Disk Ingressos foto: Caio Girardi O Brasil é celeiro de grandes compositores e cantores e Roberto Carlos é um dos artistas mais queridos pelo público, não só no Brasil como na América Latina e no mundo. Com 70 álbuns lançados em seu país tem sua carreira pautada em lançamentos simultâneos em português e espanhol desde a década de 60 além de inúmeros outros sucessos em diferentes idiomas. Esse grande talento e seu público têm um encontro marcado para os dias  28 de novembro (sexta-feira),  quando Roberto Carlos se apresentará em  Curitiba – PR , na  Teatro Positivo  (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido, Curitiba - PR). Abertura das vendas  on-line e físicas no dia 04 de setembro ao meio dia.  A produção e realização são da  Cult! Produções, RW7 Production& Entertainment e RC Produções. Roberto Carlos  começou o  ano de 2025 se apresentando n...