PUCPR amplia programação da Bienal de Curitiba com oficinas, visitas mediadas e bate-papos com artistas


 

Agenda gratuita acontece em paralelo à exposição "Proximidades Temáticas, Singularidades Poéticas"

Visitas mediadas, oficina e bate-papos gratuitos integram a programação dos últimos dias da exposição “Proximidades Temáticas, Singularidades Poéticas”, que integra a 16ª Bienal Internacional de Curitiba e está em cartaz no Centro Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) até 22 de agosto. As atividades ampliam a experiência da mostra para além da visitação, promovendo oportunidades de formação artística e de diálogo entre estudantes, artistas, pesquisadores, curadores e o público interessado em arte contemporânea. 

A programação foi concebida como um percurso que expande os temas da exposição por meio de diferentes formatos de encontro, aproximando o público dos processos de criação, pesquisa e reflexão que atravessam a mostra. As visitas mediadas promovem um diálogo direto com o curador e os artistas participantes, revelando os caminhos curatoriais e criativos que conectam as obras; a oficina “Experimentações da terra como material pictórico”, conduzida pela artista Claudete Luginieski, propõe uma investigação prática sobre o uso de pigmentos terrosos na pintura contemporânea, articulando experimentação artística, território e materialidade; já a série de bate-papos reúne artistas, curadores, críticos e pesquisadores para discutir questões centrais da prática artística contemporânea, como mercado da arte, leitura crítica de obras, produção, circulação e construção de portfólios.  

“As atividades partem da exposição para construir experiências educativas e formativas que aproximam o público dos processos de criação, da curadoria e das discussões sobre o fazer artístico contemporâneo. Nosso objetivo é criar momentos significativos de troca entre artistas, estudantes, pesquisadores e comunidade, contribuindo para a formação e a profissionalização de quem está construindo sua trajetória nas artes visuais”, afirma Janaik Baum, especialista da PUCPR Cultura. 

A exposição “Proximidades Temáticas, Singularidades Poéticas” reúne obras de 11 artistas selecionados para a quinta edição do CUBIC - Circuito Universitário da Bienal de Curitiba. Com curadoria de Wagner Jonasson, a mostra investiga as relações entre aproximação e diferença a partir de trabalhos que compartilham inquietações temáticas, mas se desenvolvem por meio de distintas linguagens, técnicas e processos poéticos. 

As atividades acontecem de 6 a 20 de agosto, são gratuitas e abertas a todos os públicos, com vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas pelo perfil @pucpr_cultura, no Instagram. 

 

Serviço: 

Programa Público – Exposição "Proximidades Temáticas, Singularidades Poéticas" 

 

Visitas mediadas 

6 de agosto, 10h 

11 de agosto, 19h30 

20 de agosto - 9h30 

Centro Cultural da PUCPR 

 

 

Oficina 

Experimentações da terra como material pictórico, com Claudete Luginieske 

11 de agosto, das 14h às 16h 

Centro Cultural da PUCPR 

 

Bate-papos 

Mercado da Arte: da produção universitária à galeria - 13 de agosto, às 19h30 
Com Tatina Stropp, Tuca Niessel, Jhon Voese e mediação de Renan Archer 

 

Modos de Ver: Artista e Crítico - 18 de agosto, às 10h 
Com Victoria Dupré e Luana Carvalho 

 

Portfólio de artista: estratégias de produção e circulação - 20 de agosto, às 19h30  
Com Francisco Mallmann, Victoria Velazquez e Luiz Lavalle 

 

Arena Digital da PUCPR 

 

Inscrições: gratuitas, com vagas limitadas, pelo @pucpr_cultura 

Exposição: "Proximidades Temáticas, Singularidades Poéticas" 

Visitação: até 22 de agosto 

Local: Centro Cultural da PUCPR - Rua Imaculada Conceição, 1155 – Bairro Prado Velho, Curitiba – PR 

Comentários

Postagens mais visitadas