Gratuito : Nesta sexta-feira e sábado, Museu Oscar Niemeyer recebe a 8ª edição da Mamute Feira Gráfica, uma das principais feiras gráficas do Brasil
Evento gratuito ocorre no Salão de Eventos do MON nos dias 2 e 3 de outubro reunindo mais de 160 expositores artísticos, programação infantil, intervenções visuais e gastronomia

8ª MAMUTE Feira Gráfica ocorre nos dias 2 e 3 de outubro - Créd Adriana Bukowiski (esq) / SMSC (dir)
Nesta sexta-feira e sábado (2 e 3 de outubro), das 11h às 19h, o Museu Oscar Niemeyer recebe a 8ª edição da Mamute Feira Gráfica, uma das principais feiras gráficas do Brasil.
Com o objetivo de divulgar a produção artística, autoral e criativa brasileira, o evento conta com uma ampla programação gratuita para toda a família, no Salão de Eventos do maior museu de artes da América Latina.
Mais de 160 expositores de variadas vertentes artísticas estão confirmados na edição, assim como oficinas, a Mamutinha, que consiste em uma programação especial para o público infantil; o LAB MMT, o Laboratório de Artes Visuais e Criativas da Mamute; a Mira, Mostra de Intervenções Visuais Urbanas; gastronomia; lançamento do rótulo “Coragem”, nova collab da Mamute com a cervejaria Xamã; entre outros.
Para as crianças
A Mamutinha ocupa o vão livre do MON, das 10h às 17h, reunindo diferentes atividades para as crianças. Fazem parte da programação, o Ateliê Livre de Experimentações Gráficas, que é um espaço para experimentação das crianças com materiais artísticos; a Oficina de Monotipia, que promove um primeiro contato com a técnica de gravura, em que a criança vive a experiência da produção de uma obra e sua impressão no papel; e Contação de histórias com o Coletivo Era Uma vez, com sessões às 11h, 14h, 15h e 16h.
Confira os expositores que fazem parte da 8ª edição da MMT:
82dazai, Agus Caldas, Ainodesain, Ana Costa, Ana Medina, Ana Prado, Analuci Ferreira de Souza Baroni, Anansi Lab, ANAZAG, Andressa Meissner, Andressa Wursthorn, Arcano XV, ARTDOTE, Arte & Letra, Arthur Ortega une, Babadorky, BALDON estúdio, Banca Tatuí, Barbarartes, Bea Brandão, Bi Miura, Bicha Papão, Bruna frizon, Bruna Perin, Bruno Felipe, Bubussauro, Burocrata Carimbos, Caderno Listrado, Caio Ananias, Carol Fogaça, Carol Krüger, Carol Lemes, Caroline Murta, Casa de Pandora, Cibi, Coletivo Era Uma Vez, Coletivo Relva, coraliz prado, CORALVIAJANTE (glajun), Costaradus Experimentos Gráficos, Curicubanos, DENISE ROMAN, DESCE DO MURO, Dessa Quadros, Diego Carneiro, Favela, Doudt, Douglas Lopes, Erika Loutenço, Escape Zines, ESQUISITO, Estranha Dupla, Estúdio Coisa, Estúdio Lancina, Estúdio Leoa, Estúdio Trinca, Estúdio Sky, et.ale, Eulália Manual, EXO ARTE, Ferilustra, Fih de baiano, five, Flores Petalum, Fubá ateliê, FUNKI, Gabrielfo, Gelo, GiGi Camaros, Gim, Gustavo Nacimento e Gambriel, Helena Wenceslau, Hellen Vieira, Hugo Santos, Iasmin Pedro, Isa Rosendo, Isis Bruck, J. Tamanaha, J.P.F. Borges, jhow.ars, João Amorim, Ju Maia, Kamylla Flores, Kiiro, ken studio, Kuñatai Yvotyju, LAB. Migaloo, Laje - Luh Ramos, Lark, lauaual, Laura Alves, laura berbert, Laura Zanon | Diário de BOrdo, Letícia Colibri, Lia, Lis Ayrosa, Lispon, Lola Nankin, Lorar Laurenti, Lote 42, LUA ME TATUA, Luci Gnoatto, Luis Aranguri, Luque Hoje, Maqui, Marcella Briotto, Marcella Calado, Marcos Abdallah, maritatagi, Marmota vs. Milky, Massai Arte Encantada, Mateus Faria, Matheus Gonçalves, miguel monti, Money, Muccegai, MÚLTIPLO, naiara akel, Nery Shimada, Nestor Jr, Netto Bueno, Nina Castro, Noob d’la rua, Normalesco, O Ateliê da Jess, ÕTAKE Ateliê de Encadernação, p0ns, Panqueca Dragão, Paraná’Nã, Pavepacume, pincel atômico, Pomo Editora, PRICADESIGN, Procópio Patavino, Psita Store, Quase Cassi, Rafa Anegawa, Ratos City, REFUGEO, Regina Costacurta, Rodrigo Abdo, Satoru, SERGIO FLORES, Susano Correia, Tati_Verso, Tchaggo, Telaranha - Livraria & Editora, Thais COrreia, Thales Bispo, THALITA NERES BARBOSA, THIAGO SHINITI KUROGI, Thunder Rockets, Tinta de Jardim, Tinturarius, Toca Arte-Atelier, Toca do Raposo, Totel Ateliê, Tudo que Nada, TULPA, Txai, Uterina, William Alberton, Yasumi Estúdio, ZAFA.
LAB MMT
Além dos expositores, a Mamute também contará com a segunda edição do LAB MMT, o seu Laboratório de Artes Visuais e Criativas, que consiste em um seminário com especialistas e convidados, integrando economia criativa, sustentabilidade financeira, inovação e proteção jurídica.
A programação da nova edição, cujo tema é “Território Criativo - Como Viver de Arte?”, reúne rodas de conversa, workshops e mostras de processo, criando novos espaços para troca, aprendizado e experimentação.
No dia 2 de outubro, às 10h, está confirmado o workshop “Como fazer um portfólio?” com Cyla Costa. Às 14h30, ocorre a Mesa “Onde a arte encontra caminhos: Acesso à Cultura e à Educação”, com a participação de Brenda Santos, Deisy dos Santos Soares, Rafael Ancara e Fabiano de Miranda; seguida pela Mesa, às 16h, de “O Valor do autoral em tempos de tecnologia e IA”, com Gisele Raulik, Bruna Carmona Bonifácio, Carol Corção e Ale Magnere; e pela “Criar é só o começo: estratégias, desafios e histórias de quem vive da arte”, às 19h, com Fulvio PAcheco, Naotake Fukushima e Cris Pagnoncelli.
Já no dia 3 de outubro, das 10h às 12h, ocorre o workshop “Como fazer um contrato?” com Adriana Ilha. Às 14h30, é a vez da mesa “O Dia a Dia Legal: Contratos, NDAs e Certificação”, com Joice Oliveira e Fellipe Nunes Leite; e das 16h às 17h30, “Marca, Patentes e Direito Autoral - Quanto Custa Proteger e Quanto Custa Perder”, com Adriana Ilha e Natália Fragoso. Finalizando a programação do dia 3, das 19h às 20h30, a mesa “O Criador e as Instituições: Segurança Jurídica e Risco Reputacional”, com Marcelo Conrado.
As mesas contarão com intérpretes de Libras. A programação é gratuita e sem inscrição prévia.
MIRA
Durante a Mamute, haverá ainda a 5ª edição da MIRA - Mostra de Intervenções Visuais Urbanas, um espaço de criação em que artistas mulheres apresentam sua arte ao vivo. O público é convidado a acompanhar de perto diferentes técnicas, linguagens e processos individuais de cada criação.
As artistas Zafa e Bruna Perin participam da MIRA no dia 2 de outubro e, no dia 3, Carol Lemes e Laura Ridolfi. Elas apresentarão uma série de intervenções em formato live painting, que formam uma experiência aberta e coletiva que celebra o encontro e a potência da mulher artista-criadora.
Gastronomia autoral
Por mais um ano, o evento conta com uma área dedicada à gastronomia, com foco na culinária autoral e fornecedores locais. Marcam presença na oitava edição, o Lupe Comida Mexicana, com burritos e nachos; o Aqui na Mata Padaria, uma padaria artesanal, com predominância em fermentação natural e 100% vegan; o Tondí Massa e Bar, com panchos artesanais; o gracias! empanadas; o Curry Pasta, com a combinação de sabores indianos com outras cozinhas do mundo; e o Miscusi com cardápio de lasanhas e brownies.
Há também a nova collab entre a Cervejaria Xamã e a Mamute #, que celebra quem aceita o risco de gerar movimento, ideias e sabor, com a convicção de que criação, encontro e poesia são coisas de quem é valente.
A cerveja “Mamute Coragem” é uma Catharina Sour de coloração rubi-avermelhada e espuma rosada. O aroma traz a cremosidade tropical da graviola, o morango maduro e a profundidade da amora. No paladar, a graviola dá corpo e maciez, o morango entrega doçura fresca e a amora fecha com um toque levemente tânico.
A 8ª edição da Mamute Feira Gráfica é uma realização da Gloriosa Produção Cultural. O projeto conta com apoio cultural da Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura de Curitiba e do MON – Museu Oscar Niemeyer. O LAB MMT – Laboratório de Artes Visuais e Criativas é realizado com recursos do Programa de Apoio, Fomento e incentivo à Cultura de Curitiba – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba.
Serviço:
Mamute Feira Gráfica #8 e LAB MMT – Laboratório de Artes Visuais e Criativas
Data: 2 e 3 de outubro
Horário: das 11h às 19h
Local: Salão de Eventos do MON - Museu Oscar Niemeyer (R. Mal Hermes, 999 - Centro Cívico)
Realização: Gloriosa Produção Cultura
Apoio Cultural: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Museu Oscar Niemeyer.
Redes sociais: www.instagram.com/mamuteafeira / www.facebook.com/mamuteafeira
Comentários