Projeto conecta Teatro, Robótica e Sustentabilidade em escolas de Curitiba

 

 

Iniciativa une arte e tecnologia para inspirar futuras gerações na preservação ambiental

 

Entre os dias 2 e 6 de junho de 2025, alunos de escolas públicas de Curitiba,  Paraná, participam do projeto Teatro e Oficinas: Robótica nas Escolas - 2ª Edição, que integra diferentes linguagens artísticas  para discutir a sustentabilidade de forma lúdica. Com realização do Ministério da Cultura e da Ecotransforma Produções Artísticas, via Lei de Incentivo à Cultura, a iniciativa cumpre dois papéis estratégicos: aproximar o ambiente escolar da vivência artística e utilizar a arte como ferramenta pedagógica para estimular o pensamento crítico e a inovação. O projeto tem patrocínio da Peróxidos do Brasil, líder sul-americana na produção de peróxido de hidrogênio.

 

Segundo Abílio Martins, diretor da Ecotransforma, por meio de uma peça teatral os alunos são estimulados a usar a imaginação, interagir com os atores e a refletir sobre seus próprios hábitos. “A peça transforma conceitos abstratos em experiências palatáveis para as crianças, unindo fantasia e educação para inspirar ações individuais e coletivas. Ao mesmo tempo, a escola reforça sua função como um espaço de inovação, usando a arte como uma semente para estimular o pensamento crítico”, afirma.

 

Na peça interativa Aventuras dos Robôs na Cidade, os robôs Pedro, Sofia e Júlio embarcam em uma exploração pela cidade. Surpresos por uma manifestação hostil à tecnologia, eles abandonam scripts pré-definidos e improvisam: criam uma coreografia robótica, mesclando movimentos precisos com passos de dança, para dialogar com os humanos. Enquanto isso, os alunos são convidados a sugerir ideias em tempo real, tornando cada apresentação única. Com leveza e humor, a trama revela como a criatividade, a escuta ativa e a arte podem dissolver preconceitos, provando que robôs não substituem pessoas, mas ampliam suas possibilidades.

 

Oficinas práticas e premiação


Além do teatro, os estudantes participam de duas oficinas. Em "Criatividade em Contraponto aos Robôs – Construindo um Mundo Único",  30 alunos utilizam sucata, materiais reciclados e colagens com revistas e jornais para aprender sobre o reaproveitamento de materiais descartados. Já na Oficina de Robótica, outras 30 crianças aprendem conceitos de física e eletricidade, realizam exercícios práticos e, ao final, criam robôs que serão expostos na Feira de Robótica, tendo os melhores projetos premiados com tablets — ferramentas que incentivam o aprofundamento em estudos tecnológicos.

O projeto garante acessibilidade em todas as etapas: conta com intérpretes de Libras, audiodescrição nas palestras e no espetáculo teatral, além de monitores especializados. O espaço físico é adaptado com rampas, piso tátil e sinalização inclusiva.

 

Alinhamento com a Agenda 2030

 

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Organização das Nações Unidas - ONU, o projeto reforça o ODS 4 ao democratizar o acesso à educação tecnológica e artística, com metodologias inclusivas. ODS 9 é impulsionado pelas oficinas de robótica, que conectam inovação à formação prática. O ODS 12 ganha vida com a reutilização de materiais nas oficinas de reciclagem, promovendo consumo responsável. Já o ODS 17 se concretiza na parceria entre escola, empresa e poder público, exemplificando como cooperação multissetorial acelera transformações socioambientais.

 

 

Cronograma
Curitiba (PR)

2/06 - ASSOCIAÇÃO VOVÔ VITALINO

3 A 6/06 - GUILHERME A. MARANHÃO

Sobre a Peróxidos do Brasil

A Peróxidos do Brasil é uma joint venture do Grupo Solvay e a empresa Produtos Químicos Makay (PQM) para fabricação de peróxido de hidrogênio e outros produtos derivados, com aplicações em diversos mercados. Maior planta para o mercado do mundo, a Peróxidos do Brasil possui a unidade industrial em Curitiba (PR), com capacidade de produção de 250 mil toneladas por ano, e unidade myH2O2®, em Imperatriz, no estado do Maranhão (MA), dedicada ao fornecimento exclusivo para a Suzano Papel e Celulose. No Chile, no Parque Industrial de Coronel, inauguramos, em 2023, a primeira unidade de produção da Costa do Pacífico, com capacidade de 36 mil toneladas por ano. A Peróxidos do Brasil integra a unidade global de negócios Peroxides, do Grupo Solvay, que possui 22 plantas industriais na América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e Austrália. Saiba mais em www.peroxidos.com.br

 

Sobre a Ecotransforma Produções Artísticas
A Ecotransforma Produções Artísticas é uma empresa que cria projetos culturais que conectam arte, educação e sustentabilidade, impactando milhares de pessoas em todo o país.

 

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"