Pular para o conteúdo principal

Sugestão de pauta: CCXP 2023: Como a cultura de fãs é manifestada no maior festival de cultura pop do Brasil



 A décima edição do maior festival de cultura pop do país, a Comic Con Experience, começou nesta semana e traz uma reflexão sobre a importância desses eventos para os fãs que aguardam o ano todo. 

 

A CCXP, que ocorre anualmente, reúne milhares de pessoas que possuem uma paixão em comum: a cultura pop. Lá, personagens do streaming são homenageados em forma de cosplay pelos fãs que produzem o figurino para desfilar e posar durante o festival. Por conta disso, trazem visibilidade não só aos artistas, mas também ao evento, já que os participantes tiram fotos com eles e soltam nas mídias e redes sociais. 

 

“O cosplay começa como uma prática de fã, em que as pessoas se vestem dos seus personagens favoritos como uma forma de imersão dentro de eventos”, afirma Pedro Curi, especialista em cultura de fãs e coordenador dos cursos de cinema e audiovisual e jornalismo da ESPM. 

 

O festival beneficia a cultura dos fãs ao promover o encontro entre eles, uma vez que, a partir dessas reuniões, se conhecem e fortalecem suas redes, montando grupos e coletivos sobre seus ídolos. 

 

É um evento onde as pessoas podem manifestar sua paixão pela cultura pop, que está cada vez mais presente na sociedade. “Quando somos fãs de algo, manifestamos isso ao consumir qualquer texto, música e artista. Nós produzimos sentido, então esses eventos estimulam muito as pessoas a manifestarem aquilo que amam, e isso ocorre de várias formas, uma delas é o cosplay”, diz Curi.



O especialista está disponível para comentar sobre o assunto

 

Pedro Curi é especialista em cultura de fãs e coordenador dos cursos de Cinema e Audiovisual e Jornalismo da ESPM-Rio. Pesquisa temas relacionados a cultura dos fãs, cultura participativa, produção voltada para a internet, audiovisual, práticas de produção e ensino de audiovisual, cultura jovem e convergência midiática.

Sobre a ESPM 

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

  Grupo Ordinarius apresenta show Pizindim, em homenagem a Pixinguinha, na Caixa Cultural Curitiba. Foto: Bruno Braz Uma boa notícia para os amantes do choro, a  Caixa Cultural Curitiba  vai receber o  grupo vocal carioca Ordinarius  com o  show Pizindim , que  homenageia  o maior nome brasileiro do gênero:  Pixinguinha.   Serão  quatro apresentações,  de  01 a 04 de agosto,  de  quinta a sábado, às 20h e no domingo, às 19h . Os  ingressos  custam  R$30 e R$15  (meia entrada).   Em 2023, ano em que se comemorou o cinquentenário de morte do  compositor, arranjador, maestro e instrumentista brasileiro, o grupo realizou turnê na Caixa de Recife (PE) com casa lotada em todas as apresentações.   O nome do show Pizindim se refere ao apelido do músico dado pela avó materna e significa 'menino bom' de acordo com um dialeto africano.   O repertório reúne clássicos como 'Carinho...

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"

  Pela primeira vez, os quatro corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra se reúnem para um espetáculo de fim de ano. Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “O Quebra-Nozes” no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) entre 14 e 20 de dezembro. Ao todo são mais de 150 artistas em ação, além de toda a equipe técnica que faz mágica nos bastidores. A venda de ingressos inicia a partir das 10h30 desta quarta-feira (29). Esta será a terceira montagem de O Quebra-Nozes. A peça foi das primeiras montagens do Balé Teatro Guaíra nos anos 80, com a coreografia de Carlos Trincheiras. Nos anos 2000, sob a direção de Carla Reinecke, o Balé se uniu à Orquestra. As duas foram montagens clássicas e muito marcantes na trajetória do Teatro Guaíra. “O convite agora é para um espetáculo multilinguagem, um símbolo da retomada da nossa capacidade de público após tantas restrições, a celebração de ...

Jurassic Safari Experienc