Pular para o conteúdo principal

Para celebrar o Dia Mundial das Doenças Raras, este ano será dia 29 de fevereiro, a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica organizou essa avant-première



Produzido nos Estados Unidos, o longa nove vezes premiado e selecionado em 25 festivais de cinema em sete países apresenta ciência de ponta notável e drama humano convincente para iluminar um problema generalizado, mas pouco conhecido, que devasta famílias em todo o mundo: doenças não diagnosticadas. Contado através das histórias de quatro famílias diferentes, Undiagnosed - Sem diagnóstico explora porque o sistema médico está falhando com esta população e como o estudo desses pacientes irá promover o avanço da medicina para toda a humanidade. Combinando a tecnologia genética, o poder da comunidade e o amor inabalável dos pais, estas famílias lutam contra o relógio da degeneração rápida para encontrar respostas.

Os convites para a avant-première serão disponibilizados a convidados pela SBGM e pelos patrocinadores do evento.



Dados sobre as doenças raras 

  • Considera-se doença rara aquela que afeta menos do que 1 em cada 2 mil nascidos vivos (Ministério da Saúde do Brasil).
  • Cerca de 6% dos brasileiros, cerca de 13 milhões de pessoas, têm condições raras (Ministério da Saúde).
  • Estima-se que existam cerca de 7 mil tipos diferentes de doenças raras no mundo (Ministério da Saúde).
  • Cerca de 80% das doenças raras têm origem genética e 20% estão relacionadas a causas infecciosas, virais ou degenerativas (SBGM).
  • De cada 4 pessoas que têm doenças raras, 3 são crianças, a maioria com diagnóstico tardio, por volta dos 5 anos de idade e após consultar até 10 médicos diferentes, o que faz com que as anomalias congênitas, em sua grande maioria com condições raras, representem a maior causa de mortalidade infantil até os 5 anos de vida na maioria das regiões brasileiras e a segunda em outras áreas (SBGM). “Portanto, doenças raras também são um problema de saúde pública, até porque, no montante de atingidos, elas são tão comuns quanto o diabetes e a asma, por exemplo; porém, com o agravante de exigirem verdadeiras odisseias diagnósticas para serem descobertas”, diz o dr. Salmo Raskin.

 


 

Sobre o Dia Mundial das Doenças Raras – O Dia das Doenças Raras foi criado em 2008 e é coordenado pela EURORDIS e por mais de 65 organizações de pacientes parceiras da aliança nacional. Trata-se de um movimento que trabalha em prol da equidade em oportunidades sociais, cuidados de saúde e acesso a diagnósticos e terapias para pessoas que vivem com doenças raras. No Brasil, a data foi instituída pela Lei no. 13.693/2018. 


Sobre a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica – Fundada em 1986, a SBGM tem a missão de divulgar e ampliar o conhecimento da genética médica no país, representá-la junto às instituições nacionais e internacionais, contribuir para seu progresso e estimular a formação de profissionais. Para tanto, a SBGM realiza congressos, apoia cursos de especialização e formação em Genética Médica e Medicina Genômica, orienta e supervisiona as atividades relacionadas com o exercício profissional e assessora órgãos governamentais no credenciamento de unidades formadoras de especialistas em Genética Clínica e na boa prática e política de atendimento de pacientes com doenças genéticas.

 

Sobre Dra. Katia Moritz – vivendo há décadas nos Estados Unidos, a psicóloga brasileira é credenciada pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro e licenciada pelos Estados da Flórida, de Utah e Nova York, além de diretora clínica do Neurobehavioral Institute (NBI) e do NBI Ranch, centro residencial de apoio ao tratamento desenvolvido no NBI. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

  Grupo Ordinarius apresenta show Pizindim, em homenagem a Pixinguinha, na Caixa Cultural Curitiba. Foto: Bruno Braz Uma boa notícia para os amantes do choro, a  Caixa Cultural Curitiba  vai receber o  grupo vocal carioca Ordinarius  com o  show Pizindim , que  homenageia  o maior nome brasileiro do gênero:  Pixinguinha.   Serão  quatro apresentações,  de  01 a 04 de agosto,  de  quinta a sábado, às 20h e no domingo, às 19h . Os  ingressos  custam  R$30 e R$15  (meia entrada).   Em 2023, ano em que se comemorou o cinquentenário de morte do  compositor, arranjador, maestro e instrumentista brasileiro, o grupo realizou turnê na Caixa de Recife (PE) com casa lotada em todas as apresentações.   O nome do show Pizindim se refere ao apelido do músico dado pela avó materna e significa 'menino bom' de acordo com um dialeto africano.   O repertório reúne clássicos como 'Carinho...

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"

  Pela primeira vez, os quatro corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra se reúnem para um espetáculo de fim de ano. Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “O Quebra-Nozes” no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) entre 14 e 20 de dezembro. Ao todo são mais de 150 artistas em ação, além de toda a equipe técnica que faz mágica nos bastidores. A venda de ingressos inicia a partir das 10h30 desta quarta-feira (29). Esta será a terceira montagem de O Quebra-Nozes. A peça foi das primeiras montagens do Balé Teatro Guaíra nos anos 80, com a coreografia de Carlos Trincheiras. Nos anos 2000, sob a direção de Carla Reinecke, o Balé se uniu à Orquestra. As duas foram montagens clássicas e muito marcantes na trajetória do Teatro Guaíra. “O convite agora é para um espetáculo multilinguagem, um símbolo da retomada da nossa capacidade de público após tantas restrições, a celebração de ...

Jurassic Safari Experienc