Pular para o conteúdo principal

Curitiba recebe a terceira edição do Quintal do Pretin



Este mês Curitiba recebe a terceira edição do Quintal do Pretin, um festival de música que reúne diversos artistas paranaenses. O objetivo é criar um local de vitrine e celebração da música independente, além de dar voz e espaço para artistas apresentarem e desenvolverem o seu repertório musical,  visando oferecer ao público uma experiência divertida e rica culturalmente. "A ideia é promover um intercâmbio entre os públicos dos artistas envolvidos e ampliar o alcance dos mesmos, contribuindo assim para a cena cultural do município", explica Bruna Thimoteo, produtora cultural e uma das organizadoras do Quintal do Pretin.


O evento acontece no dia 25 de maio (sábado), a partir das 15h, no Ninho do Largo, localizado na Rua Desembargador Ermelino de Leão, 511, Curitiba. O festival terá os shows de Preto Martins, Meia Lua, Daniel Monteles e AlissonM, além da discotecagem de Florbela Letícia. O repertório apresentado permeia MPB, samba e pop e será exibido ao público de forma gratuita e com faixa etária livre. 


As atrações que se reúnem nesta edição têm em comum o foco do seu trabalho na cultura afro-brasileira e o line up é composto exclusivamente por pessoas negras. "Buscamos sempre evidenciar a importância de fomentar e criar espaços de conexão entre a comunidade artística independente da região, principalmente para a visibilidade da música pensada e construída em Curitiba e no Paraná", ressalta Preto Martins.


Quintal do Pretin

Organizado pelos artistas Bruna Thimoteo e Preto Martins, com produção executiva da Sereia Hub, um hub de cultura focado na música independente, esta edição do Quintal do Pretin conta com o apoio da Lei de Incentivo Paulo Gustavo de Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. 


O festival de música independente e autoral é concebido com base em princípios de empoderamento sócio-cultural. "Desde a primeira edição, que aconteceu em abril de 2023, buscamos promover a inclusão social, impulsionar o crescimento econômico e estimular a produção artística autoral entre os artistas da cidade de Curitiba", aponta Bruna.


O evento é protagonizado por artistas da diáspora afro-brasileira, concebendo um carácter social de empoderamento dessa população e o fortalecimento de culturas estatisticamente marginalizadas.


Serviço

Quintal do Pretin

Quando: 25 de maio - sábado

Local: Ninho do Largo - Rua Desembargador Ermelino de Leão, 511 - Curitiba

Horário: a partir das 15h

Entrada: gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

  Grupo Ordinarius apresenta show Pizindim, em homenagem a Pixinguinha, na Caixa Cultural Curitiba. Foto: Bruno Braz Uma boa notícia para os amantes do choro, a  Caixa Cultural Curitiba  vai receber o  grupo vocal carioca Ordinarius  com o  show Pizindim , que  homenageia  o maior nome brasileiro do gênero:  Pixinguinha.   Serão  quatro apresentações,  de  01 a 04 de agosto,  de  quinta a sábado, às 20h e no domingo, às 19h . Os  ingressos  custam  R$30 e R$15  (meia entrada).   Em 2023, ano em que se comemorou o cinquentenário de morte do  compositor, arranjador, maestro e instrumentista brasileiro, o grupo realizou turnê na Caixa de Recife (PE) com casa lotada em todas as apresentações.   O nome do show Pizindim se refere ao apelido do músico dado pela avó materna e significa 'menino bom' de acordo com um dialeto africano.   O repertório reúne clássicos como 'Carinho...

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"

  Pela primeira vez, os quatro corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra se reúnem para um espetáculo de fim de ano. Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “O Quebra-Nozes” no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) entre 14 e 20 de dezembro. Ao todo são mais de 150 artistas em ação, além de toda a equipe técnica que faz mágica nos bastidores. A venda de ingressos inicia a partir das 10h30 desta quarta-feira (29). Esta será a terceira montagem de O Quebra-Nozes. A peça foi das primeiras montagens do Balé Teatro Guaíra nos anos 80, com a coreografia de Carlos Trincheiras. Nos anos 2000, sob a direção de Carla Reinecke, o Balé se uniu à Orquestra. As duas foram montagens clássicas e muito marcantes na trajetória do Teatro Guaíra. “O convite agora é para um espetáculo multilinguagem, um símbolo da retomada da nossa capacidade de público após tantas restrições, a celebração de ...

Jurassic Safari Experienc