Tour Morretes Chef promove experiência gastronômica pelo valor de R$75
4ª edição do festival gastronômico promove, nos fins de semana, tour inédito em que é possível provar até cinco entradas exclusivas criadas pelos chefs participantes
Até o dia 3 de novembro, os apreciadores da boa gastronomia podem conferir a quarta edição do Morretes Chef, um evento que leva um pouco da arte culinária para a cidade litorânea, em que 10 chefs de destaque do Paraná foram convidados para desenvolver uma entrada especial e exclusiva, que ficará disponível durante o período nos restaurantes participantes.
Para quem for provar o tradicional barreado do litoral paranaense, as entradas criadas são disponibilizadas gratuitamente nos respectivos estabelecimentos, mas há uma forma inédita para os interessados em conhecer diversas opções em um único dia.
O Tour Morretes Chef consiste em promover, nos fins de semana, um circuito gastronômico nos restaurantes participantes, em que o público pode degustar cinco entradas pelo valor único de R$75.
“Queremos que o público possa circular pelos restaurantes participantes do Morretes Chef e conhecer as variadas entradas dos chefs convidados. Tudo isso por meio de um tour especial e que lhe dá o direito a conferir cinco opções no mesmo dia, prestigiando as criações dos chefs para o evento”, comenta o curador do Morretes Chef, o Chef Celso Freire.
Os interessados em conhecer o Tour Morretes Chef podem adquirir o cartão do circuito pelo site oficial: https://www.morreteschef.com.br/ . Após a compra online, é necessário fazer a retirada do voucher físico na R. Fernando Amaro, 41 (centro - Morretes), na Loja Carmen Maria Decorações e Presentes (embaixo do restaurante Olimpo).
10 entradas inéditas para o Morretes Chef
O Morretes Chef desafiou os 10 chefs participantes a criarem opções irreverentes a partir dos ingredientes da região, como um prato de boas-vindas para quem for apreciar o tradicional Barreado. Todas as criações serão servidas em porcelanas Germer, selecionadas exclusivamente pelos chefs.
O chef André Pionteke, que em Curitiba atua à frente do Kitsune Nipo-Atlântica, criou o “Fish n’ Chips Caiçara”, preparado com peixe empanado frito, mandioca frita e servido com molho de açaí e maionese. A entrada estará disponível no Restaurante Casarão, localizado no Largo Dr. José Pereira dos Santos, 25, no Centro Histórico.
“O Ceviche de Banana na Tapioca Suflada” foi a entrada criada pela Chef Claudia Krauspenhar, do Restaurante K.sa em Curitiba. A opção estará disponível no Bistrô da Villa, localizado no Largo Dr. Lamenha Lins, 66.
A Chef Claudia Dotti, do Restaurante Rosa Thai, preparou a “Salada Thai de camarão, com laranja e banana da terra, com molho de capim limão e melado”, que estará disponível no Villa Morretes, localizado na R. Almirante Frederico de Oliveira, 155.
O Chef Danilo Takigawa, que atua à frente do Restaurante Asu, preparou para o Morretes Chef o “Asufish Caiçara”, composto por pão de mandioca, peixe marinado empanado, maionese, tartar de banana da terra, alface americana e ovas de peixe voador. A opção estará disponível na Casa do Rio, localizada na Al. João de Almeida, 9.
O “Vinagrete de Camarão com Maracujá e Chips de Mandioca”, foi a entrada criada pelo Chef Eduardo Richard, do Lemí Gastrobar, em Curitiba. Sua criação está disponível no Restaurante Nhundiaquara, localizado na R. Gen. Carneiro, 13, em Morretes.
O Chef Fredy Ferreira, que atua à frente do A Caiçara, preparou para o Morretes Chef o “Tártar de Banana da Terra e Manga com Coulis de Maracujá”, disponível no Restaurante Ponte Velha, localizado na R. Almirante Frederico de Oliveira, 13.
Já o Chef Hermes Custódio, do Gianttura Ristorante, preparou o “Mantecato de Pupunha in Natura, com Chips de Banana e Crocante de Barreado do Litoral Paranaense”, que pode ser conferido no Restaurante Terra Nossa, localizado na R. Quinze de Novembro, 109.
A entrada do Chef Ivan Lopes, do Coin by Ivan Lopes, é a “Carne de Onça temperada com cachaça e Ceviche de banana da terra, com chips de mandioca e biju de farinha de mandioca do Litoral Paranaense”, que está disponível no Hakuna Matata, localizado na Reta do Porto, Km 4,9.
O Chef Lucas Amaral, que atua a frente do Restaurante Emy by Kazuo, preparou o Hakusai Roll, que consiste em “rolinho de acelga, recheado com blend suíno, cogumelos, cebolinha, pimenta dedo de moça, melado e cachaça de morretes, servido com vinagre de banana da terra e molho cítrico”. A opção está disponível no Restaurante Olimpo, localizado na R. Antônio Gonçalves de Nascimento, 17.
Já o Chef Rafael Krieger, do Antonina 336, preparou para o Morretes Chef uma entrada que consiste em “siri refogado, caldo de moqueca e farofa crocante com farinha de mandioca do litoral paranaense”. Sua criação estará disponível no Restaurante Madalozo, localizado na R. Almirante Frederico de Oliveira, 16.
Outras atrações
Quem visitar Morretes durante o evento vai também poder acompanhar a exposição fotográfica Nossa Origem, com imagens do fotógrafo Guto Souza e curadoria da Rafaella Trombini. A exposição ocupa o Instituto Mirtillo Trombini até o dia 3 de novembro.
Outro destaque do Morretes Chef são os roteiros, ou seja, sugestões de passeios para visitar produções locais de Indicação Geográfica, como a Bala de Banana de Antonina ou a Cachaça de Morretes.
No último final de semana, dias 2 e 3 de novembro, será realizada uma expedição para visitação de cultivos de ostras e também vivência de Siri. Mais informações no site do evento: morreteschef.com.br/expedicoes
O 4º Morretes Chef é realizado por meio da Lei de Incentivo Rouanet e Ministério da Cultura/ Governo Federal - Brasil União e Reconstrução, com patrocínio da Sanepar e Copel.
Serviço:
4º Morretes Chef
Data: Até 3 de novembro
Chefs participantes: André Pionteke (Kitsune), Claudia Dotti (Rosa Thai Gastronomia), Claudia Krauspenhar (K.asa Restaurante), Danilo Takigawa (Asu Restaurante), Eduardo Richard (Lemí Gastrobar), Fredy Ferreira (A Caiçara Cozinha Litorânea), Hermes Custódio (Gianttura Ristorante), Ivan Lopes (Coin), Lucas Amaral (Emy by Kazuo) e Rafael Krieger (Antonina 336).
Restaurantes participantes: Bistrô da Vila, Casa do Rio, Casarão Morretes, Hakuna Matata, Madalozo, Nhundiaquara, Olimpo, Ponte Velha, Villa Morretes e Terra Nossa.
Patrocínio: Sanepar e Copel
Realização: Lei de Incentivo Rouanet e Ministério da Cultura/ Governo Federal - Brasil União e Reconstrução
Site oficial: www.morreteschef.com.br
Instagram: @morreteschef
Entradas - Chef Danilo Takigawa, Fredy Ferreira, Lucas Amaral e Claudia Krauspenhar - Cred Guto Souza