Pular para o conteúdo principal

Bruna Thimoteo lança sua nova produção “Canto das Anciãs”, em Curitiba

 


Primeiro episódio da série audiovisual homenageia as mulheres mais velhas e sensibiliza novas gerações para o compartilhamento de vida


Na noite de 21 de fevereiro, sexta-feira, ocorre o lançamento do primeiro episódio da série documental musical “Canto das Anciãs”, de Bruna Thimoteo. A produção apresenta uma narrativa que destaca a mulher idosa como fonte importante de conhecimento para as novas gerações. Por meio da música, “Canto das Anciãs” pretende romper os preconceitos etaristas e sexistas, celebrando as histórias que têm o poder de ensinar a viver de forma mais plena – individualmente ou em sociedade. 



A concepção de “Canto das Anciãs” teve influência direta das avós de Bruna em sua trajetória. A artista sempre se interessou pelas histórias das pessoas mais velhas e considera um presente estar perto das avós, pela sabedoria e conhecimento de vida. Quando Bruna teve contato com o trabalho da cantora e compositora mexicana Natallia Lafourcade e viu uma live session dela com a cantora octogenária cubana Omara Portuondo, do Buena Vista Social Club, teve vontade e inspiração para produzir seu próprio documentário audiovisual sobre o tema. 


Ela, que trabalha com música há cerca de dez anos e está em Curitiba há cinco, sempre esteve envolvida no meio artístico e cultural, trabalhando com a música. Era hora de unir sua atividade profissional valorizando a trajetória de mulheres notáveis e repletas de histórias para contar. 


Sua protagonista não surgiu do acaso. Bruna fez parte da equipe que produziu um documentário “Guiança” (2021), da Cantarim Cultural, sobre Dona Mide – Cremildes Bahr, importante figura feminina do Paraná. “Queria trazer um olhar bem sensível para o cotidiano dessas mulheres, reforçando sua importância para a sociedade”, diz Bruna, que é inspirada pela cultura indígena, pois, nela os idosos são importantes devido a sua sabedoria. “A ideia é ajudar a nossa geração a viver de modo mais sábio por meio dos conhecimentos compartilhados. As idosas são nossas guardiãs de sementes”, diz. 



O projeto é viabilizado pelo programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Depois deste lançamento, “Canto das Anciãs” vai percorrer festivais e mostras de audiovisual, para então ser disponibilizado no YouTube. O projete prevê a produção de mais três episódios com outras personalidades paranaenses, em próximas inserções em projetos de lei de incentivo à cultura.


Serviço:

“Canto das Anciãs”, de Bruna Thimoteo

Exibição seguida de mesa redonda com Bruna Thimoteo e Dona Mide, mediada por Amanda Souza. 

Data: 21/02/2025

Horário: 20h 

Local: Cinemateca de Curitiba - R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco, Curitiba 

Classificação livre, entrada gratuita 


Bruna Thimoteo – cantora, compositora, multiartista e diretora audiovisual, Bruna tem seu trabalho voltado para o setor cultural. Especializou-se em videoclipes, live sessions, cobertura de espetáculos e produção de documentários. Nasceu em Guarapuava e reside em Curitiba há cinco anos, onde atua com sua produtora audiovisual própria.


Dona Mide - Reside no bairro Mercês, em Curitiba, onde nasceu. Nascida em uma família de músicos paranaenses como Palminor, o “Lápis” (seu irmão), e do músico Alexandre Carlos, o “Grafite” (sobrinho), Dona Mide chegou a participar de corais, compôs e gravou algumas canções. O forte de Dona Mide é sem dúvida o fandango, algo muito presente em sua vida. Por sua atuação em diversas áreas da cultura, como na música, na dança, no artesanato, bem como por sua participação ativa junto a entidades religiosas e culturais de variados segmentos na cidade de Curitiba, “Tia Mide” conquistou o respeito e a admiração daqueles que conhecem seu trabalho e sua luta cotidiana. Tornou-se uma referência para os movimentos em defesa da cultura paranaense e à conscientização e luta em favor do fandango, atuando com o Grupo Meu Paraná.


Ficha técnica: 

Direção: Bruna Thimoteo 

Roteiro: Bruna Thimoteo 

Direção de fotografia e câmera: Lis Guedes 

Som Direto: Carmen Agulham 

Fotografia Still: Caroline Castanho 

Produção executiva: Amanda Souza 

Montagem: Bruna Thimoteo e Guilherme Thimoteo 

Captação de som, mixagem e masterização: Renan Otah Elenco: Mide Bahr e Bruna Thimoteo 

Músicos: Ricardo Salmazo e Luiz Ivanqui 

Apoio: Sesc Paço da Liberdade e Restaurante Mahá 

Designer Gráfica: Manuela P. Ellon 

Figurino: Brechó das Preta

Realização: Céu Produtora e Sereia hub 

Incentivo: “Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

  Grupo Ordinarius apresenta show Pizindim, em homenagem a Pixinguinha, na Caixa Cultural Curitiba. Foto: Bruno Braz Uma boa notícia para os amantes do choro, a  Caixa Cultural Curitiba  vai receber o  grupo vocal carioca Ordinarius  com o  show Pizindim , que  homenageia  o maior nome brasileiro do gênero:  Pixinguinha.   Serão  quatro apresentações,  de  01 a 04 de agosto,  de  quinta a sábado, às 20h e no domingo, às 19h . Os  ingressos  custam  R$30 e R$15  (meia entrada).   Em 2023, ano em que se comemorou o cinquentenário de morte do  compositor, arranjador, maestro e instrumentista brasileiro, o grupo realizou turnê na Caixa de Recife (PE) com casa lotada em todas as apresentações.   O nome do show Pizindim se refere ao apelido do músico dado pela avó materna e significa 'menino bom' de acordo com um dialeto africano.   O repertório reúne clássicos como 'Carinho...

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"

  Pela primeira vez, os quatro corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra se reúnem para um espetáculo de fim de ano. Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “O Quebra-Nozes” no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) entre 14 e 20 de dezembro. Ao todo são mais de 150 artistas em ação, além de toda a equipe técnica que faz mágica nos bastidores. A venda de ingressos inicia a partir das 10h30 desta quarta-feira (29). Esta será a terceira montagem de O Quebra-Nozes. A peça foi das primeiras montagens do Balé Teatro Guaíra nos anos 80, com a coreografia de Carlos Trincheiras. Nos anos 2000, sob a direção de Carla Reinecke, o Balé se uniu à Orquestra. As duas foram montagens clássicas e muito marcantes na trajetória do Teatro Guaíra. “O convite agora é para um espetáculo multilinguagem, um símbolo da retomada da nossa capacidade de público após tantas restrições, a celebração de ...

Jurassic Safari Experienc