Pular para o conteúdo principal

QUANTAS ESTRELAS CABEM NO BOLSO? - HISTÓRIAS-GUIAS PARA DESPERTAR O PEQUENO LEITOR


 

"Quantas Estrelas Cabem no Bolso? Histórias-Guias para Despertar o Pequeno Leitor" realiza em Curitiba 100 sessões de narração de histórias como incentivo à leitura para crianças da Educação Infantil, em espaços como CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil), pré-escolas, creches públicas e projetos sociais de atendimento à primeira infância. O projeto segue até final de maio.

As sessões apresentam uma seleção cuidadosa de histórias que trazem pequenas-grandes indagações, tão características do imaginário das crianças. Narrativas que têm a propriedade de dirigir o olhar para as brechas do relógio, quando o tempo pára e desperta o espanto frente aos mistérios do mundo. 

São aqueles momentos extraordinários - às vezes corriqueiros - que acontecem no espaço efêmero entre um e outro piscar de olhos. O exato instante em que uma estrela cadente risca o céu, o voo súbito de um pássaro maravilhoso que de imediato desaparece entre as árvores. É neste átimo que se dá o encantamento, é neste flagrante que compreendemos a roda das estações, os ciclos da vida, a semente e o fruto. 

A seleção de histórias foi compilada de obras de importantes autores de literatura infantil, reconhecidos por terem uma linguagem afinada com o público do projeto (crianças de 01 a 06 anos). Muitos deles são escritores premiados e reconhecidos internacionalmente como Cecília Meireles, Gianni Rodari, Angela Lago, Michael Ende, Eva Furnari, Roseana Murray, Ana Maria Machado, Marie-Louise Gay, Ilan Brenman, dentre outros. 

As sessões narrativas são realizadas pelos mediadores Adriane Havro e Luis Teixeira - criadores de vários projetos de incentivo à leitura e  diretores da MALASARTES – EDUCAÇÃO SENSÍVEL.

"A liberdade criativa, tão inerente à infância, de reinventar a si e ao mundo a todo instante, é a inspiração que move as intervenções de incentivo à leitura desse projeto. Graças a esses lampejos preciosos do imaginário infantil, é que se mantém acesa a centelha da curiosidade, como um farol.  Seguimos a direção que nos indica esse facho de luz e compartilhamos, com nossa atuação, esse rico acervo de histórias nascidas do fascínio", afirmam Havro e Teixeira, idealizadores do projeto. 

Tão leves como a areia, tão longínquos quanto as constelações, tão prosaicos como um ovo, tão próximos quanto o espelho, esses mistérios ganham expressão nessa proposta conduzidos por estrelas-guias, histórias iluminadas, que instigam as crianças a ir em busca de respostas para as mais inesperadas perguntas. 

Este projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio, Fomento e incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo do Positivo. 


SERVIÇO

As sessões do projeto acontecem até final de maio em CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil), pré-escolas, creches públicas e projetos sociais de atendimento à primeira infância.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

  Grupo Ordinarius apresenta show Pizindim, em homenagem a Pixinguinha, na Caixa Cultural Curitiba. Foto: Bruno Braz Uma boa notícia para os amantes do choro, a  Caixa Cultural Curitiba  vai receber o  grupo vocal carioca Ordinarius  com o  show Pizindim , que  homenageia  o maior nome brasileiro do gênero:  Pixinguinha.   Serão  quatro apresentações,  de  01 a 04 de agosto,  de  quinta a sábado, às 20h e no domingo, às 19h . Os  ingressos  custam  R$30 e R$15  (meia entrada).   Em 2023, ano em que se comemorou o cinquentenário de morte do  compositor, arranjador, maestro e instrumentista brasileiro, o grupo realizou turnê na Caixa de Recife (PE) com casa lotada em todas as apresentações.   O nome do show Pizindim se refere ao apelido do músico dado pela avó materna e significa 'menino bom' de acordo com um dialeto africano.   O repertório reúne clássicos como 'Carinho...

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"

  Pela primeira vez, os quatro corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra se reúnem para um espetáculo de fim de ano. Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “O Quebra-Nozes” no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) entre 14 e 20 de dezembro. Ao todo são mais de 150 artistas em ação, além de toda a equipe técnica que faz mágica nos bastidores. A venda de ingressos inicia a partir das 10h30 desta quarta-feira (29). Esta será a terceira montagem de O Quebra-Nozes. A peça foi das primeiras montagens do Balé Teatro Guaíra nos anos 80, com a coreografia de Carlos Trincheiras. Nos anos 2000, sob a direção de Carla Reinecke, o Balé se uniu à Orquestra. As duas foram montagens clássicas e muito marcantes na trajetória do Teatro Guaíra. “O convite agora é para um espetáculo multilinguagem, um símbolo da retomada da nossa capacidade de público após tantas restrições, a celebração de ...

Jurassic Safari Experienc