Studium Musicae transporta seu público a um mundo antigo

 


Canções tradicionais de países por onde passaram as Rotas da Seda serão apresentadas no Teatro do Paiol.  E a Cinemateca exibe o documentário Música Inesperada que conta a história do Conjunto Renascentista de Curitiba e do Studium Musicae.

          Concerto e filme. Na mesma semana o público curitibano ganhou dois dias com trabalhos do Studium  Musicae – Ateliê de Música Histórica. Em 2 de julho, às 20h, o grupovolta ao Teatro do Paiol para o concerto “Rotas da Seda: A Música do Mundo”. O concerto integra o projeto de turnê pelo Paraná, possível graças ao Programa de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE, da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná e ao incentivo da Copel. No dia anterior, 1º de julho, às 19h, será exibido na Cinemateca “Música Inesperada”, documentário sobre o grupo que tem direção deNeni Glock. Ambos os eventos têm entrada franca. 

        Na turnê idealizada e produzida por Alvaro Collaço, o Studium Musicae se apresentou com sucesso na Oficina de Música de Curitiba, em Paranaguá, Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu. A proposta do concerto “Rotas da Seda” vai para além da música. Mostra a relevância da fé, do comércio, do intercâmbio entre povos, não só considerando condições geográficas. As Rotas iniciam séculos antes do nascimento de Cristo e permanecem ativas no século XXI. E atualmente, inclusive, governos pretendem reinventá-las até de forma virtual.

         O programa revela, ainda, uma expansão do Studium Musicae em relação ao seu repertório. Se no passado, antes da sua retomada em 2022, o grupo se dedicava à música histórica europeia, agora incluiu nas suas apresentações música oriental - chinesa e japonesa, inclusive-, valorizando a compreensão do quanto já era sonora a terra em tempos antigos. O concerto é um mosaico de estilos, considerando as línguas e a cultura de cada região e uso de diferentes instrumentos.

        O grupo é formado por Flávio Stein, Norberto Pavelec e Plínio Silva, músicos que participaram da primeira formação nos anos 80, Júlio Cesar Coelho que integrou o grupo nos anos 90, Daniele Oliveira, Márcia Kaiser e o percussionista Fábio Mazzon, que participam desde 2022 e Mateus Sokolowski, desde 2024.

 

DOCUMENTÁRIO MÚSICA INESPERADA

         “Música Inesperada” traz a história do Conjunto Renascentista de Curitiba e do Studium Musicae, em um longa-metragem de 1h30min, dirigido por Neni Glock. Por meio de depoimentos, fotos e imagens de concertos, é demonstrado o legado desses grupos na Música Antiga do país. Do Conjunto Renascentista de 1981, passando pelas formações do Studium Musicae nos anos 80 e 90 e chegando a dos tempos atuais, pós 2022, o documentário mostra como a experiência de estar nos grupos e dedicar-se à música com paixão e dedicação moldou a vida dos integrantes.

EXIBIÇÃO DO FILME MÚSICA INESPERADA
Data: 1º de julho (terça-feira)
Horário: 19h
Entrada franca
Local: Cinemateca de Curitiba - R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco

CONCERTO ROTAS DA SEDA: A MÚSICA DO MUNDO
Data: 2 de julho (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Paiol - R. Cel. Zacarias, 51 - Prado Velho
Entrada franca

INTEGRANTES

Studium Musicae

Ateliê de Música Histórica

Daniele Oliveira                 voz

Fábio Mazzon                     percussão

Flávio Stein                          flautas, xiao

Júlio Coelho                         vièle, rabeca

Marcia Kaiser                      voz

Mateus Sokolowski          viela de roda, bouzouki, bandolim

Norberto Pavelec              voz, vièle

Plínio Silva                           harmonium, flautas

 

Direção Geral: Flávio Stein & Plínio Silva

Transcrições: Plínio Silva

Transcrições fonéticas: Norberto Pavelec e Marcia Kaiser

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"