CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO

 Eventos propõem reflexões sobre meio-ambiente, o mês da consciência negra e celebram grandes nomes da literatura latino-americana

 

A cantora Melly. Foto: Edgar Azevedo

 

A CAIXA Cultural Curitiba preparou para o mês de novembro uma série de atividades que conectam o espaço a grandes eventos, como a COP30 e o centenário do contista Dalton Trevisan. O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira oferece oficinas e vivências com foco em meio-ambiente e ecologia. Além disso, a exposição Dalton – Espião de Almas celebra a literatura curitibana e fomenta a singularidade do autor.
 

As contações de histórias estão presentes na programação, começando pelo dia 2, quando será apresentada a história O jabuti não tá nem aí, uma imersão lúdica no livro de Itamar Assumpção com ilustrações de Dalton Paula, seguida de oficina de criação para celebrar a individualidade e a criatividade. Já no dia 8, a atividade fica por conta do artista e contador Hélio Leites, que mistura poesia, humor, filosofia popular e elementos do teatro para transformar objetos em personagens e símbolos de reflexão.
 

Considerando a importância da conferência do clima COP30, será promovido um conjunto de atividades em diálogo com os debates promovidos pelo encontro global. No dia 9 de novembro, a professora, escritora e artista Cláudia Unti desenvolve as atividades Entre Kokedamas e Haicais, às 10h, e Kokedamas em família, às 15h. A proposta busca promover um contato sensível e direto com os elementos naturais.
 

No dia 12, ainda em diálogo com a COP30, acontece a palestra Tekoá: A arte do bem-viver: um caminho para a regeneração climática e social, com o escritor e educador indígena Kaká Werá. O evento aborda a arte do bem-viver como convite para uma transição sustentável e inclusiva, onde o progresso se mede pela qualidade nas relações e bem-estar coletivo.
 

A programação relacionada à COP30 inclui também a oficina imersiva Fósseis tecnológicos: criações com lixo eletrônico, nos dias 15 e 16. A atividade convida os participantes a explorarem o crescente desafio global do lixo eletrônico (e-waste) através da criação tridimensional com a técnica artística do kitbashing e roda de conversa reflexiva.
 

Ao longo do feriado prolongado, entre os dias 20 e 23 de novembro, acontece a vivência Pequeno Passaporte Cultural. A ação tem como objetivo abordar de forma lúdica e dinâmica a programação cultural da unidade, permitindo que, por meio de percursos diversos, as crianças se familiarizem com as galerias, sala de oficinas, exposições e atividades, além de estabelecer vínculos com a equipe de mediadores e as relações de pertencimento a este importante espaço cultural.
 

Encerrando o mês, no dia 29, acontece a oficina Fotografia, memória e ressignificação, ministrada pela fotógrafa, artista e pesquisadora Miriane Figueira, em diálogo com o mês da consciência negra. A atividade estimula o autoconhecimento através da análise de imagens e elaboração de narrativas pessoais, promovendo a partilha e o diálogo em grupo, fortalecendo vínculos e escuta.
 

Além disso, novembro recebe outras atrações especiais: a peça Deserto fica em cartaz de 30 de outubro a 9 de novembro. Samba de Bamba com Clarissa Bruns encerra a temporada 2025 do projeto no dia 11. Os espetáculos teatrais Estudo nº 1 - Morte e Vida Estudo nº 2 – Miró, encenados pelo Grupo Magiluth,ocorrem entre os dias 13 e 16 e de 20 a 23 de novembro, respectivamente. A oficina Magiluth – A dramaturgia em processo também faz parte das atividades da companhia. No dia 18, Gustavo Caboco apresenta a pré-estreia de seu curta Makunaíma é Duwid?. O espetáculo Duos Suspensos com Andrezza Prodóssimo e Victor Gabriel Castro mostrará a união de bandoneon e saxofone com piano, percussão corporal e voz no dia 25. Fechando o mês, o show Melly – Amaríssima acontece do dia 27 ao dia 30.
 

No dia 4 de novembro, às 19h, a abertura da exposição Dalton – Espião de Almas traz o universo literário do Vampiro de Curitiba para a CAIXA Cultural. A mostra fica em cartaz até 1º de março de 2026.

As exposições também seguem em cartaz: Labirinto, de André Severo, até 25 de janeiro de 2026; World Press Photo até 30 de novembro – esta mostra contará com uma visita guiada no dia 22, às 11h.

 

Serviço:

CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro

Mais informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram caixaculturalcuritiba | (41) 3041-2155

 

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"