- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Ressonância magnética - Foto: Acervo Quanta
O início do ano costuma ser marcado pela reorganização da rotina após as festas e o período de férias. Nesse período, cresce a procura por check-ups médicos como forma de retomar os cuidados com a saúde, prevenir doenças e iniciar o novo ciclo com mais tranquilidade. Especialistas destacam que esse momento é estratégico para avaliações preventivas, já que muitas doenças se desenvolvem de forma silenciosa e podem ser identificadas antes do surgimento de sintomas.
Os exames de imagem exercem papel fundamental nesse processo, pois permitem uma análise detalhada de estruturas internas do corpo. De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce é um dos principais fatores para o sucesso do tratamento e para a redução da mortalidade associada a doenças crônicas e cânceres, especialmente quando aliado ao acompanhamento médico regular.
Segundo o cardiologista Dr. Miguel Morita, da Quanta Diagnóstico por Imagem, realizar consultas de rotina e exames preventivos no início do ano aumenta significativamente a chance de identificar problemas de saúde em estágios iniciais. "Ao fazer consultas de rotina e realizar exames preventivos, as pessoas têm maior probabilidade de encontrar problemas de saúde em fases mais iniciais, buscando tratamento precocemente, de forma menos agressiva, e muitas vezes com maior chance de cura", explica o médico. "Existem estudos mostrando que pessoas que fazem visitas de rotina a seus médicos têm maior sobrevida, além de menor mortalidade relacionada a vários tipos de câncer", alerta.
Além do aspecto preventivo, o check-up também contribui para reduzir a ansiedade em relação à própria saúde. De acordo com o Dr. Morita, muitas pessoas convivem com dúvidas ou receios sobre possíveis problemas que acabam sendo esclarecidos durante a consulta médica. "Às vezes a pessoa acha que tem algum problema de saúde. Esclarecer isso com o médico é muito mais tranquilizador, ao descobrir que não há nada grave na saúde daquele paciente".
O ponto de partida para um check-up é a consulta clínica, em que um médico avalia o histórico do paciente e define quais exames são mais indicados. No caso da cardiologia, por exemplo, podem ser solicitados exames como eletrocardiograma, teste de esforço, ecocardiograma, exames laboratoriais e, em situações específicas, o escore de cálcio, que auxilia na avaliação do risco cardiovascular. Avaliações adicionais podem ser indicadas conforme o perfil do paciente, incluindo exames voltados à saúde da mulher, do homem ou a investigações pulmonares.
Nesse cenário, o acesso a diferentes modalidades de diagnóstico por imagem torna-se um diferencial importante para quem busca praticidade e eficiência. Na Quanta Diagnóstico por Imagem, é possível realizar diversos exames em um único local, o que reduz deslocamentos, otimiza o tempo do paciente e agiliza a obtenção de resultados. Isso facilita a adesão ao check-up, especialmente no início do ano, período em que muitas pessoas decidem priorizar a saúde e estabelecer novos hábitos de cuidado ao longo do ano.
Sobre a Quanta Diagnóstico por Imagem
Fundada em 2003, a Quanta chega aos 20 anos reconhecida como a primeira clínica de diagnósticos por imagem em Curitiba a conquistar o selo ONA, da Organização Nacional de Acreditação, um dos mais importantes certificados de qualidade médica do país.
Nesta trajetória, mantém o compromisso de oferecer tecnologia de ponta e médicos altamente especializados – garantindo laudos de extrema precisão e confiabilidade. A clínica, respeitada como referência em diagnóstico por imagem e também na comunidade científica no Brasil e no exterior, disponibiliza todos os serviços de exame de imagem aos seus pacientes, desde os mais complexos aos habituais, nas áreas de ressonância magnética, ultrassonografia, radiologia e medicina nuclear. Sua sede está localizada na Rua Almirante Tamandaré, 1000, no Alto da XV, em Curitiba (PR). Realiza agendamentos pelo telefone e WhatsApp através do mesmo número: +55 41 3362-9778.
A Quanta recebeu em 2025 o Certificado de Qualidade em Ressonância Magnética, concedido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). Esse selo é uma das principais referências nacionais em qualidade e segurança na realização de exames de Ressonância Magnética, reconhecendo a Quanta como uma importante referência na área.
