Mató...uma artista de mão cheia..de tintas e sonhos


A pergunta é simples:
Querida, me fale um pouco de voce e de sua carreira.
A resposta é complexa...
Mató me conta que desde pequena respirava musica, vem de uma família com grandes cantores líricos.Desde pequena se envolveu com a arte.A artista frequentou o Liceo Artístico de San Marco na Itália para onde sua família se mudou.Também passou pela Academia de Belas Artes de Milão aonde adquiriu uma bagagem essencial que a fez ver a arte de ângulos diferentes.Por razões pessoais teve que interromper o curso tão almejado.Tem como referencia o pintor siciliano Salvatore Fiume,Andréa Raccagni com quem adquiriu conhecimento e experiências. Sua arte é abstrata e ela afirma que sempre foi fascinada pela figura humana e que acredita que isso seja inato nas pessoas.Conta que com o tempo aprendeu que se pode dizer muitas coisas de maneira enigmática mas de uma forma que se torne universal , ou seja, que o entendimento fique ao alcance de todos.Quando a artista está em processo de criação afirma que solta sua mente sem barreiras e sem preconceitos do mesmo jeito que procura viver sua vida,sem limites.
Em 25 anos do seu trabalho, teve a possibilidade de conhecer grandes mestres e artistas vários, que acrescentaram um pouco a mais em sua bagagem artística.
Expôs em vários paises da Europa, Holanda, Espanha, Alemanha, muitas mostras pessoais na Itália e em ultimo Egito. Aqui no Brasil quase sempre no Matogrosso, muitas obras tiveram sempre uma catalogação, em fim mais de 40 mostras pelo mundo a fora.
Recebeu criticas de vários personagens do mundo da arte, entre críticos da Bienal de Veneza,críticos nacionais e vários jornalistas dedicados a essa área.
Recebeu recentemente um premio em Bormio em um concurso internacional.
Sua obra é tão extensa que teria dificuldade em relatar a quantidade de mostra pessoais e coletivas de Mato.
Segundo o Prof. Francesco Chiari (Storico d´Arte) “Mató vive submersa no seu mundo esotérico impregnado de muitas emoções, esta pintora italiana pinta,sem dúvida por vocação, por necessidade de espírito, suas cores têm os tons vivos de sua transparência interior. Mató elabora com paixão suas composições artísticas,em um universo poético de figuras emblemáticas de civilizações desaparecidas que ela faz reviver com um resultado pictórico sempre imponente com tons quentes e fortes volumetrias ligadas a um natural sentido pictórico.
Uma artista completa, um substantivo e um adjetivo que podem aparecer usuais, mas,
ao contrário, são raríssimos.
Um trabalho que na sua totalidade se evidencia não tanto nas fases das experiências da artista, quanto na sua qualidade autêntica, usada sem sofismas.”
Eu pessoalmente sou fã de seu trabalho e creio que sua historia na arte já esta escrita, ou melhor,desenhada pelas mãos desta maravilhosa artista:Mato.
Caso deseje contacta-la entre no site
www.artmato.com.br

Mató,receba os aplausos desta atriz que tem uma grande admiração por voce como pessoa e como artista.Sucesso.

Postagens mais visitadas deste blog

D.P.A EM CURITIBA

PROJETO HERBERT DANIEL