Pular para o conteúdo principal

"Breves palavras línguas e outras vozes"



De 13 a 23 de fevereiro de 2025, o Grupo Obragem apresenta a peça "Breves palavras línguas e outras vozes", da dramaturga e diretora Olga Nenevê, no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge, em Curitiba.

 

O monólogo, interpretado pelo ator Eduardo Giacomini, leva à cena o personagem "Infelicíssimo", um homem de meia idade, com uma história marcada pelo abandono e que, durante uma crise existencial e com medo da morte, marca um encontro com figuras que estiveram sempre ao seu lado, para uma despedida e um acerto de contas. Dessa forma, sentimentos como a Dor; a Fúria; a Tristeza; e ainda, a Morte e a Memória aparecem como testemunhas de uma vida de solidão, pobreza e incomunicabilidade.

 

Com uma poética clownesca, que está no limiar do riso e da melancolia, o monólogo desperta uma potente reflexão sobre questões familiares, sociais, comportamentais e políticas contemporâneas.  No auge das dinâmicas capitalistas e com as pessoas vivendo uma desintegração de suas qualidades humanas essenciais, a peça é uma voz de contestação contra a miséria e a violência.

 

Desde a sua fundação, em 2002, o Grupo Obragem cultiva e fortalece o pensamento artístico, como potente instrumento para o crescimento humano. Com várias produções, para público adulto e infantil, a Obragem já circulou por inúmeras cidades do Brasil e participou de importantes eventos culturais como: Festival Internacional de São José do Rio Preto; Festival Internacional de Londrina - Filo; circulou pela Caixa Cultural SP e BA; SESI/SP e SESI/PR.

 

"PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA."

 

Ficha técnica:

Texto e direção: Olga Nenevê / Atuação, figurino e cenário: Eduardo Giacomini / Iluminação: Beto Bruel / Música: Ariel Rodrigues / Fotos: Elenize Dezgeniski / Designer gráfico: Alessandra Nenevê / Assessoria de imprensa: Adriane Perin / Produção: Grupo Obragem de Teatro

 

Serviço:

Espetáculo Breves palavras línguas e outras vozes / Grupo Obragem

Quando: de 13 até 23 de fevereiro de 2025, de quinta a domingo às 20h.

Onde: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (R.Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 - 41 3321-3358)

Entrada franca. Ingressos distribuídos uma hora antes das apresentações. Sujeito à lotação.

Classificação etária: 14 anos

Duração do espetáculo: 60 minutos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

  Grupo Ordinarius apresenta show Pizindim, em homenagem a Pixinguinha, na Caixa Cultural Curitiba. Foto: Bruno Braz Uma boa notícia para os amantes do choro, a  Caixa Cultural Curitiba  vai receber o  grupo vocal carioca Ordinarius  com o  show Pizindim , que  homenageia  o maior nome brasileiro do gênero:  Pixinguinha.   Serão  quatro apresentações,  de  01 a 04 de agosto,  de  quinta a sábado, às 20h e no domingo, às 19h . Os  ingressos  custam  R$30 e R$15  (meia entrada).   Em 2023, ano em que se comemorou o cinquentenário de morte do  compositor, arranjador, maestro e instrumentista brasileiro, o grupo realizou turnê na Caixa de Recife (PE) com casa lotada em todas as apresentações.   O nome do show Pizindim se refere ao apelido do músico dado pela avó materna e significa 'menino bom' de acordo com um dialeto africano.   O repertório reúne clássicos como 'Carinho...

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"

  Pela primeira vez, os quatro corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra se reúnem para um espetáculo de fim de ano. Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “O Quebra-Nozes” no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) entre 14 e 20 de dezembro. Ao todo são mais de 150 artistas em ação, além de toda a equipe técnica que faz mágica nos bastidores. A venda de ingressos inicia a partir das 10h30 desta quarta-feira (29). Esta será a terceira montagem de O Quebra-Nozes. A peça foi das primeiras montagens do Balé Teatro Guaíra nos anos 80, com a coreografia de Carlos Trincheiras. Nos anos 2000, sob a direção de Carla Reinecke, o Balé se uniu à Orquestra. As duas foram montagens clássicas e muito marcantes na trajetória do Teatro Guaíra. “O convite agora é para um espetáculo multilinguagem, um símbolo da retomada da nossa capacidade de público após tantas restrições, a celebração de ...

Jurassic Safari Experienc