Valor Sentimental e Sirât são destaques na pré-seleção ao Oscar 2026

 Além de Melhor Filme Internacional, Valor Sentimental está elegível em mais duas categorias da premiação, e Sirât, em cinco

São Paulo, 16 de dezembro de 2025 - A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou hoje os pré-candidatos à 98ª edição do Oscar®, com destaque para Valor Sentimental (Sentimental Value) e SirâtAs duas produções serão distribuídas no Brasil pela Retrato Filmes (distribuidora brasileira), sendo o primeiro em uma parceria com a MUBI (distribuidora global, serviço de streaming e produtora).

O novo filme de Joachim Trier, que estreia em 25 de dezembro no Brasil, está elegível para ser indicado oficialmente a Melhor Filme Internacional, Melhor Fotografia e Melhor Elenco. Já o longa espanhol Sirât, dirigido por Óliver Laxe e produzido por Pedro Almodóvar, e que chega aos cinemas em 26 de fevereiro, está elegível nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som. A lista final de concorrentes será revelada em 22 de janeiro e a premiação acontece em 15 de março.

Além de figurarem na shortlist do Oscar, ambos os filmes receberam indicações ao Globo de Ouro. Com oito nomeações, Valor Sentimental chancela a sua trajetória de sucesso nas principais premiações: Melhor Filme de Drama, Melhor Direção para Joachim Trier, Melhor Atriz de Drama para Renate Reinsve, Melhor Ator de Drama para Stellan Skarsgård, Melhor Atriz Coadjuvante para Elle Fanning/Inga Ibsdotter Lilleaas, Melhor Roteiro e Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Sirât está na disputa por Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Trilha Sonora.

Valor Sentimental é um retrato de reconciliação familiar. O longa acompanha duas irmãs e o pai cineasta, explorando memórias, ausências e o papel da arte na reparação. Foi premiado com o Grand Prix do Festival de Cannes 2025, o segundo maior prêmio do evento. Sua primeira exibição no Brasil aconteceu no Festival do Rio deste ano. A produção já terá sessões antecipadas para o público no dia 20 de dezembro, cinco dias antes da estreia nos cinemas brasileiros. Mais informações sobre os complexos participantes e a abertura de vendas podem ser encontradas nas redes oficiais da Retrato Filmes.

Já Sirât, vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, teve sua estreia brasileira na abertura da Mostra de São Paulo. Considerado uma experiência sensorial e hipnótica por críticos e espectadores, o longa tem se destacado pelo trabalho de som. Este mês, recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Los Angeles Film Critics Association. Também carrega os louros de Melhor Filme Internacional dos festivais de cinema de Chicago, Denver e Montclair. O jornal The New York Times descreveu “Sirât” como o filme mais indescritível e aterrorizante do ano. No Indiewire, o longa surge em 4º lugar na lista de melhores filmes de 2025.

A narrativa acompanha a busca de um pai por sua filha, desaparecida em uma rave no sul do Marrocos. Ao lado do filho caçula, Luis segue uma jornada angustiante pelo deserto, acompanhando um grupo de frequentadores de raves, em meio a um contexto de guerra. A estreia nos cinemas brasileiros está confirmada para 26 de fevereiro.


Sobre a Retrato Filmes
A Retrato Filmes é uma distribuidora focada na ampliação dos públicos do cinema independente em todas as telas. Fundada em 2024, tem sido destaque no mercado brasileiro por sua curadoria de prestígio, chamando a atenção da crítica e conquistando o público nas salas, na TV e no streaming. Em 2025, firmou uma parceria inédita de investimento privado com a MUV Capital, ampliando seus serviços de distribuição com filmes internacionais de destaque nos principais festivais do mundo.

No catálogo de produções e coproduções brasileiras, a distribuidora levou aos cinemas os premiados “Salão de Baile: This is Ballroom” (Prêmio Félix no Festival do Rio; Melhor Longa-Metragem no MixBrasil), “Alma do Deserto” (Queer Lion no Festival de Veneza) e “O Deserto de Akin” (Melhor Ator para Reynier Morales no Festival do Rio).

Também foi responsável pelo lançamento de títulos estrangeiros, incluindo “Maré Alta” (Prêmio do Público no MixBrasil), e o relançamento em 4K dos clássicos “Cidade dos Sonhos”, de David Lynch, e “Amores Brutos”, de Alejandro Iñárritu. 

Entre as próximas estreias, estão duas grandes apostas para o Oscar de 2026. “Valor Sentimental”, de Joachim Trier, chega ao circuito comercial no dia 25 de dezembro. “Sirât”, de Oliver Laxe, com produção de Pedro Almodóvar, entra em cartaz no dia 26 de fevereiro. “Ruas da Glória”, “Surda”, “Dois Procuradores”, “Mãe e Filho” e “Criaturas – Uma Aventura entre Dois Mundos” chegarão ao circuito nacional em 2026.

 

Sobre a MUBI
A MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a celebrar o melhor do cinema. A MUBI produz, seleciona, adquire e promove filmes visionários, levando-os a diferentes públicos em todo o mundo.

MUBI é um lugar para descobrir filmes ambiciosos de cineastas visionários. De icônicos diretores a novos autores. Todos cuidadosamente escolhidos a dedo pelos curadores da MUBI. Com MUBI GO, membros em países selecionados ganham um ingresso grátis toda semana para ver os melhores filmes em exibição nos cinemas. E a Notebook explora todos os lados da cultura cinematográfica — nas versões impressa e online.

Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem A Substância, de Coralie Fargeat, Priscilla, de Sofia Coppola, Passagens, de Ira Sachs, Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar, How to Have Sex, de Molly Manning Walker, Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, Ascensão e Queda - John Galliano, documentário de Kevin Macdonald, Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno, Os Colonos, de Felipe Gálvez, Aftersun, de Charlotte Wells, e Close, de Lukas Dhont.

As produções MUBI incluem The Mastermind de Kelly Reichardt, estrelando Josh O’Connor, Acabe com Eles, de Christopher Andrews, estrelando Christopher Abbott e Barry Keoghan; Witches, de Elizabeth Sankey, Gasoline Rainbow, de Bill Ross IV e Turner Ross; e My First Film, de Zia Anger, estrelando Odessa Young e Devon Ross.

As coproduções da MUBI incluem o próximo filme de Mia Hansen-Løve If Love Should Die, Rosebushpruning, de Karim Aïnouz, estrelando Callum Turner, Riley Keough, Jamie Bell, Lukas Gage, Elena Anaya, Tracy Letts, Elle Fanning e Pamela Anderson, o filme de Jim Jarmusch, Father Mother Sister Brother, estrelando Adam Driver, Mayim Bialik, Tom Waits, Charlotte Rampling, Cate Blanchett, Vicky Krieps, Indya Moore e Luka Sabba, Memory de Michel Franco, e Uma Bela Manhã, de Mia Hansen-Løve.

Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo, com membros em 190 países. A MUBI tem sede em Londres, com 14 escritórios ao redor do mundo e mais de 400 colaboradores. MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022, e uma participação majoritária na principal distribuidora de filmes do Benelux, Cinéart, em fevereiro de 2024.

Os planos de assinatura custam R$ 34,90 por mês ou R$ 298,80 a anuidade. A MUBI está disponível no navegador web, nas plataformas Roku, Apple Vision Pro, Amazon Fire TV e Apple TV, em aparelhos Smart TVs LG e Samsung, assim como em dispositivos móveis incluindo iPad, iPhone e Android, e também no Prime Video Channels.