Pular para o conteúdo principal

CAIXA CULTURAL CURITIBA INICIA MAIO COM PROGRAMAÇÃO FOCADA EM BRINCAR COMO FORMA DE APRENDER

 Agenda de atividades educativas traz a Semana Nacional dos Museus com a inclusão como tema de reflexão

 

Oficina "Desenho com Giz Gigante". Foto: Divulgação

 

A CAIXA Cultural Curitiba inicia o mês de maio com uma programação especial que marca a Semana Nacional dos Museus, trazendo uma série de atividades gratuitas focadas na inclusão e reflexão dos espaços museais.
 

No dia 2 de maio, o espaço promove o encontro formativo "Literatura Indígena e a Sala de Aula", com a participação da escritora e educadora indígena Auritha Tabajara. A atividade é voltada a professores e educadores interessados no tema. Durante o encontro, Auritha compartilha sua trajetória como mulher indígena na literatura, destacando o papel do cordel em sua formação e sua relevância pedagógica.
 

Auritha Tabajara também conduz, no dia 3 de maio, a oficina "Cordel para famílias". A partir da oralidade ancestral, a escritora compartilha sua trajetória de vida, orientando os participantes na criação de um guia para a produção de cordéis. A proposta busca valorizar a identidade e a memória do povo Tabajara, além de apresentar o cordel como instrumento de educação, resistência e preservação cultural.
 

Entre os dias 18 e 24 de maio, acontece a 24ª Semana Nacional dos Museus, que em 2026 tem como tema "Museus unindo um mundo dividido", destacando o papel dos espaços culturais como territórios de encontro, diálogo e inclusão. Integrando essa programação, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, da CAIXA Cultural Curitiba, realiza uma série de atividades formativas voltadas à acessibilidade para pessoas surdas, em parceria com a equipe da Fluindo Libras.
 

A iniciativa inclui a formação intensiva "Libras e Espaços Culturais", nos dias 11 e 18 de maio, com carga horária de 12 horas, abordando temas como cultura surda, comunicação bilíngue e estratégias de mediação em contextos museais, além de atividades práticas a partir das exposições em cartaz.
 

No dia 19 de maio, o bate-papo "Imaginando Encontros Surdos no Museu: políticas de acesso" propõe uma roda de conversa sobre inclusão, permanência e pertencimento da comunidade surda em espaços culturais. A programação se completa com visitas mediadas para grupos de estudantes surdos, promovendo experiências culturais acessíveis e fortalecendo a mediação bilíngue e a troca entre educadores ouvintes e surdos.
 

Entre os dias 23 e 31 de maio, a Semana Mundial do Brincar propõe, com o tema "A potência dos encontros", tornar o brincar como prática que estimula a convivência, diversidade e relações entre pessoas, culturas e territórios.
 

Integrando essa programação, haverá a oficina formativa "Infâncias no Museu: experiências e possibilidades", ministrada pela professora e pesquisadora Solange Gabre, nos dias 27 e 28 de maio. Voltada a educadores, profissionais de museus e instituições culturais, professores e interessados no tema, a atividade aborda a mediação cultural com infâncias em espaços museais, articulando o brincar como linguagem e os princípios da educação inclusiva.
 

Inspiradas em jogos, as oficinas "RPG | Em busca da Curitiba perdida" e "RPG para crianças | Em busca da Curitiba perdida", que acontecem nos dias 23 e 24 de maio, propõem uma experiência imersiva e lúdica pelo território curitibano, conectando o público às obras de Dalton Trevisan e Poty Lazzarotto. As oficinas exploram lendas urbanas e personagens do imaginário local, como o Pirata Zulmiro e o Vampiro de Curitiba, convidando os participantes a solucionar enigmas e tomar decisões coletivas que influenciam o desenrolar da narrativa.
 

Fechando o mês, no dia 31 de maio, das 14h às 17h, a CAIXA Cultural Curitiba promove a oficina "Desenho com Giz Gigante". A atividade propõe uma experiência ampliada do desenho a partir do uso de giz em grandes dimensões, convidando crianças e famílias a explorarem o material de forma lúdica e não convencional, valorizando o brincar como experiência compartilhada entre diferentes idades.
 

Ainda em maio, a CAIXA Cultural Curitiba recebe a Plataforma Súbita, evento com espetáculos de teatro, oficinas, conversas e mostras de processo, que vão do dia 5 a 17 de maio. O projeto Samba de Bamba traz a cantora Maryzelia no dia 19 de maio, e na mesma semana o teatro ainda recebe o cantor Siba no show "Mandaram me Chamar". Nos dias 23 e 24 de maio acontece a oficina Tomada Única, para os interessados em produzir um vídeo em Super-8, para concorrer na mostra competitiva do projeto Curta 8. Quem também chega ao palco da CAIXA Cultural Curitiba é a banda Las Pájaras, em apresentação única no dia 26 de maio. Fechando o mês, o cantor Lu Faccini traz o show Voa Noite, nos dias 28 a 31.
 

As exposições continuam em cartaz, com os últimos dias de "Éder Santos - A imagem não serve", até 10 de maio. "As coisas que escapam" de Luiza Urban e "Memorável Suspensão" prosseguem até 21 de junho.
 

Serviço

CAIXA Cultural Curitiba

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro

Informações: (41) 3041-2155| Site CAIXA Cultural| @caixaculturalcuritiba

Site: CAIXA Cultural Curitiba
Instagram:  caixaculturalcuritiba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEIGH CHEGA A CURITIBA

  Uma das vozes mais potentes da nova geração do rap nacional, Thiago  Veigh  da Silva, conhecido como   Veigh , acumula conquistas que refletem o seu impacto na cena musical: são mais de um bilhão de visualizações no YouTube, 22 milhões de ouvintes mensais nas plataformas de áudio e 10 milhões de seguidores nas redes sociais, além de figurar entre os nomes da prestigiada lista  Forbes  Under  30  de 2024 .  O último trabalho de estúdio do cantor e compositor paulista,  Eu Venci o Mundo  (2025), se estabeleceu no Top 3 Global do Spotify e contabilizou 10 milhões de  plays  em menos de 24 horas após o lançamento. Com uma estética mais madura, o álbum marca um novo capítulo na carreira do artista e, agora, ganha os palcos por meio da  EVOM Tour,  que fez sua estreia recentemente em São Paulo.     Com realização da   30e , Supernova   Ent  e  Prime , a escala em  Curitiba  aco...

Jurassic Safari Experienc

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

  Grupo Ordinarius apresenta show Pizindim, em homenagem a Pixinguinha, na Caixa Cultural Curitiba. Foto: Bruno Braz Uma boa notícia para os amantes do choro, a  Caixa Cultural Curitiba  vai receber o  grupo vocal carioca Ordinarius  com o  show Pizindim , que  homenageia  o maior nome brasileiro do gênero:  Pixinguinha.   Serão  quatro apresentações,  de  01 a 04 de agosto,  de  quinta a sábado, às 20h e no domingo, às 19h . Os  ingressos  custam  R$30 e R$15  (meia entrada).   Em 2023, ano em que se comemorou o cinquentenário de morte do  compositor, arranjador, maestro e instrumentista brasileiro, o grupo realizou turnê na Caixa de Recife (PE) com casa lotada em todas as apresentações.   O nome do show Pizindim se refere ao apelido do músico dado pela avó materna e significa 'menino bom' de acordo com um dialeto africano.   O repertório reúne clássicos como 'Carinho...