Pular para o conteúdo principal

Pela primeira vez, Curitiba recebe festival de fanfarras com shows ao vivo e bate-papos gratuitos



De 28 a 31 de março, Curitiba recebe o Honk! Festival de Fanfarras Ativistas, movimento que defende a ocupação das ruas como um processo de resistência coletiva e artística. 

Essa é a primeira vez que o movimento passa pela capital paranaense, integrando o Fringe, Mostra gratuita do Festival de Curitiba que está em sua 32ª edição, trazendo bate-papos sobre a expressão artística nas ruas e na educação musical, além de muita música com cortejos pelas ruas da cidade. 

 

“Dizemos que as fanfarras são ativistas porque ocupam as ruas de maneira popular e se preocupam com inclusão e a diversidade”, diz Pri de Morais, coordenadora executiva do Fringe. 

O movimento do Honk! nasceu em Boston, nos EUA, em 2006, e se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil em 2013, já tendo passado por várias capitais. “Será a primeira vez que Curitiba recebe o Honk!, contando com a participação de fanfarras de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e claro que de Curitiba, nos quatro dias de programação”, completa 

 

A programação do festival inicia no dia 28 de março (quinta), às 18h, com uma conversa aberta ao público sobre a edição do festival em Curitiba, abordando a formação de fanfarras e sua importância na educação musical. Em seguida, às 19h45, o bate-papo leva o tema “Neofanfarrismo: expressão artística nas ruas”. 

Os encontros ocorrem na Casa Hoffmann, localizada na R. Doutor Claudino dos Santos, 58, São Francisco. 

 

Encontro de fanfarras e blocos curitibanos e Fanfarra nas Ruínas com oito horas de música

 

A programação do Honk! segue na sexta-feira (29), o calçadão da Rua XV será ocupado pelo “Arrastão na XV”, reunindo fanfarras pelo conhecido espaço público, partindo da Praça Santos Andrade rumo à Boca Maldita. O horário da concentração é a partir das 16h30, com saída programada para às 18h. 

 

No sábado (30), o Honk promove o Blocos na Rua, um encontro das fanfarras e blocos curitibanos no Largo da Ordem, no Bebedouro, com início às 16h. A concentração é às 15h. 

 

No domingo (31), o Festival de Fanfarras promove, no Palco Ruínas, localizado nas Ruínas de São Francisco, oito horas de programação com shows ao vivo e a participação de fanfarras escolares infantis nos intervalos. As apresentações da “Fanfarra nas Ruínas”ocorrem das 10h às 19h. 

 

Entre os diferentes grupos do estilo musical, que é caracterizado por ritmos festivais embalados por instrumentos de sopro e de percussão, marcam presença no Honk! o No Caminho Eu Te Explico, de Porto Alegre, com um repertório que representa a pluralidade cultural e musical brasileira e latinoamericana, indo do baião e forró até o samba e o funk; o Bloco do Beijo, também da capital gaúcha, que enaltece músicas que falam de beijo em suas letras, com sucessos do axé a Rita Leee, em que a simbologia do beijo é uma representação de alegria e integração das diferenças; a Orquestra Voadora, grupo carioca que traz um repertório moderno com instrumentos de percussão e atitude rock n’roll em suas performances; e a Bananeira Brass Band, um coletivo curitibano que busca trazer a música brasileiro em seu repertório autoral, explorando ritmos dançantes de várias regiões do Brasil, combinando gêneros musicais que vão do funk ao baião. 

 

Mais informações sobre o Honk! Festival de Fanfarras Ativistas e a programação completa pode ser encontrada no perfil oficial no instagram: @honkcuritiba.

 


              Programação

 

28/3 - Bate-papo Formação de Fanfarras e Educação Musical 

Horário: 18h
Local: Casa Hoffmann (R. Doutor Claudino dos Santos, 58, São Francisco)


28/3 - Neofanfarrismo: expressão artística nas ruas 

Horário: 19h45 

Local: Casa Hoffmann (R. Doutor Claudino dos Santos, 58, São Francisco)

 

29/3 - Arrastão na XV 

Horário: 16h30 (concentração) | 18h (saída)

Trajeto: Praça Santos Andrade rumo à Boca Maldita

 

30/3 - Blocos na Rua
            Horário: 15h (concentração) | 16h (saída)

Local: Bebedouro, Largo da Ordem - Bairro São Francisco

(ensaio no palco ruínas das 9h às 12h para o Fanfarra nas Ruínas)

 

31/3 - Fanfarra nas Ruínas
            Horário: 10h às 19h
            Local: Ruínas São Francisco - Largo da Ordem - Bairro São Francisco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

  Grupo Ordinarius apresenta show Pizindim, em homenagem a Pixinguinha, na Caixa Cultural Curitiba. Foto: Bruno Braz Uma boa notícia para os amantes do choro, a  Caixa Cultural Curitiba  vai receber o  grupo vocal carioca Ordinarius  com o  show Pizindim , que  homenageia  o maior nome brasileiro do gênero:  Pixinguinha.   Serão  quatro apresentações,  de  01 a 04 de agosto,  de  quinta a sábado, às 20h e no domingo, às 19h . Os  ingressos  custam  R$30 e R$15  (meia entrada).   Em 2023, ano em que se comemorou o cinquentenário de morte do  compositor, arranjador, maestro e instrumentista brasileiro, o grupo realizou turnê na Caixa de Recife (PE) com casa lotada em todas as apresentações.   O nome do show Pizindim se refere ao apelido do músico dado pela avó materna e significa 'menino bom' de acordo com um dialeto africano.   O repertório reúne clássicos como 'Carinho...

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"

  Pela primeira vez, os quatro corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra se reúnem para um espetáculo de fim de ano. Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “O Quebra-Nozes” no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) entre 14 e 20 de dezembro. Ao todo são mais de 150 artistas em ação, além de toda a equipe técnica que faz mágica nos bastidores. A venda de ingressos inicia a partir das 10h30 desta quarta-feira (29). Esta será a terceira montagem de O Quebra-Nozes. A peça foi das primeiras montagens do Balé Teatro Guaíra nos anos 80, com a coreografia de Carlos Trincheiras. Nos anos 2000, sob a direção de Carla Reinecke, o Balé se uniu à Orquestra. As duas foram montagens clássicas e muito marcantes na trajetória do Teatro Guaíra. “O convite agora é para um espetáculo multilinguagem, um símbolo da retomada da nossa capacidade de público após tantas restrições, a celebração de ...

Jurassic Safari Experienc