Pular para o conteúdo principal

Entenda a diferença entre importunação sexual, assédio sexual e abuso



Entendo a diferença entre importunação sexual, assédio sexual e abuso

A educação é a chave para a segurança

Os crimes de natureza sexual têm gerado discussões frequentes nos noticiários e em debates sociais, refletindo a necessidade de uma compreensão clara sobre as distintas formas de violência sexual. Por isso pedimos a ajuda da advogada criminal Adalgisa Mendes para demonstrar as diferenças entre importunação sexual, assédio sexual e abuso sexual, que embora relacionados, possuem características e níveis de gravidade diferentes.

"A importunação sexual refere-se a atos libidinosos praticados contra alguém sem o seu consentimento, com o objetivo de satisfazer a lascívia do agressor ou de terceiros. Esse crime abrange uma variedade de comportamentos, desde comentários e piadas de cunho sexual, até gestos obscenos, apalpadelas, toques, beijos e encoxamentos sem permissão", diz Adalgisa. Ela também comenta que a importunação pode ocorrer em ambientes físicos ou virtuais, como o envio de imagens sexualmente explícitas não solicitadas. A pena prevista para esse crime varia de um a cinco anos de reclusão, se não configurar um crime mais grave.

Já o assédio sexual é caracterizado por comportamentos repetitivos e indesejados de natureza sexual em contextos onde há uma relação de poder desequilibrada. É comum em ambientes de trabalho, instituições educacionais ou qualquer situação em que a vítima e o agressor tenham uma hierarquia distinta. Exemplos incluem pedidos de favores sexuais em troca de benefícios ou promoções, avanços sexuais indesejados, comentários inapropriados e propostas indecentes. "Um superior hierárquico que comenta sobre o corpo de um subordinado, tenta tocá-lo ou oferece uma promoção em troca de favores sexuais está cometendo assédio sexual. A pena para o crime de assédio sexual é de um a dois anos de detenção", diz a advogada.

O abuso sexual envolve a prática de atos sexuais sem o consentimento da vítima e pode ocorrer em diversos contextos. Este crime é caracterizado pela coerção ou uso de força para realizar atos sexuais, violando a integridade e a autonomia da vítima. O abuso sexual é frequentemente associado a traumas físicos e psicológicos severos, e é punido de forma mais severa pela lei.

A principal diferença entre esses crimes reside no contexto e na dinâmica do poder envolvida. Enquanto a importunação sexual se caracteriza por atos libidinosos sem consentimento, independentemente de uma relação hierárquica, o assédio sexual requer uma posição de poder por parte do agressor, que utiliza essa vantagem para obter favores sexuais. O abuso sexual, por sua vez, é um ato de violência explícita, envolvendo coerção ou força, e abrange uma gama mais ampla de comportamentos sexualmente abusivos.

Compreender essas diferenças é crucial para a conscientização e combate efetivo de todas as formas de violência sexual, por este motivo Adalgisa escreveu um livro contando sua jornada no mundo da advocacia, O Diário de Uma Advogada Criminal, para ajudar outras mulheres a entenderem essea abusos e verem que não estão sozinhas. Promover a educação sobre esses crimes e garantir a segurança e o respeito de todos são passos essenciais para uma sociedade mais justa e segura.

Serviço: Adalgisa Mendes
Adalgisa Mendes
Advogada criminalista
gimendesadvogada@gmail.com
+55 41 9628-2300

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

  Grupo Ordinarius apresenta show Pizindim, em homenagem a Pixinguinha, na Caixa Cultural Curitiba. Foto: Bruno Braz Uma boa notícia para os amantes do choro, a  Caixa Cultural Curitiba  vai receber o  grupo vocal carioca Ordinarius  com o  show Pizindim , que  homenageia  o maior nome brasileiro do gênero:  Pixinguinha.   Serão  quatro apresentações,  de  01 a 04 de agosto,  de  quinta a sábado, às 20h e no domingo, às 19h . Os  ingressos  custam  R$30 e R$15  (meia entrada).   Em 2023, ano em que se comemorou o cinquentenário de morte do  compositor, arranjador, maestro e instrumentista brasileiro, o grupo realizou turnê na Caixa de Recife (PE) com casa lotada em todas as apresentações.   O nome do show Pizindim se refere ao apelido do músico dado pela avó materna e significa 'menino bom' de acordo com um dialeto africano.   O repertório reúne clássicos como 'Carinho...

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"

  Pela primeira vez, os quatro corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra se reúnem para um espetáculo de fim de ano. Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “O Quebra-Nozes” no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) entre 14 e 20 de dezembro. Ao todo são mais de 150 artistas em ação, além de toda a equipe técnica que faz mágica nos bastidores. A venda de ingressos inicia a partir das 10h30 desta quarta-feira (29). Esta será a terceira montagem de O Quebra-Nozes. A peça foi das primeiras montagens do Balé Teatro Guaíra nos anos 80, com a coreografia de Carlos Trincheiras. Nos anos 2000, sob a direção de Carla Reinecke, o Balé se uniu à Orquestra. As duas foram montagens clássicas e muito marcantes na trajetória do Teatro Guaíra. “O convite agora é para um espetáculo multilinguagem, um símbolo da retomada da nossa capacidade de público após tantas restrições, a celebração de ...

Jurassic Safari Experienc