Pular para o conteúdo principal

Serra Verde Express recebe exposição da Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR)



O saguão de embarque do trem da Serra do Mar, que fica na Rodoferroviária de Curitiba, ganha um novo atrativo cultural neste final de agosto. Até o dia 1º de setembro, a exposição fotográfica da Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR) celebra as belezas da capital paranaense através das lentes de renomados fotógrafos locais.

Com um acervo que exalta as paisagens e encantos de Curitiba, a exposição reúne o trabalho de sete artistas: Arriete Rangel de Abreu, Celso Parubocz, Gisele Pimenta, Felipe Sekula, Laura Inês Borges da Silveira Alves, Valeria Borges da Silveira e Waldo Rafael. As imagens, cuidadosamente selecionadas, capturam a essência da cidade, destacando desde seus monumentos históricos até os recantos mais ocultos e poéticos da metrópole.

Curitiba em imagens e poesias

A exposição vai além da fotografia. De 2 a 11 de setembro, os visitantes poderão também apreciar textos que complementam as imagens expostas. As poesias, produzidas por membros da ACCUR, buscam traduzir em palavras as emoções suscitadas pelas fotos, oferecendo uma experiência sensorial completa ao público.

Maria Inês Borges da Silveira, presidente da ACCUR, ressalta a importância da mostra. "Com o objetivo de divulgar a Academia e o trabalho dos acadêmicos, essa é a segunda homenagem à Cidade de Curitiba com fotos e textos. Agradecemos às parcerias, aos participantes e ao apoio da curadora, a Acadêmica Waltraud Sekula e comissão/equipe de artes e cultura", declara.

A entrada é gratuita e todos estão convidados a explorar Curitiba através do olhar sensível dos acadêmicos da ACCUR. Fundada em 1992, a Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR) reúne atualmente mais de 120 acadêmicos, incluindo artistas, filósofos, escritores e entusiastas da cultura. A exposição na Serra Verde Express é uma das diversas atividades planejadas pela instituição, reforçando o compromisso em promover a cultura e as artes na cidade.

Serviço:

  • Exposição Fotográfica: até 1º de setembro de 2024
  • Exposição de Textos: de 2 a 11 de setembro de 2024
  • Local: Saguão de embarque da Serra Verde Express, Rodoferroviária de Curitiba
  • Curadoria: Waltraud Sekula
  • Entrada: gratuita 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

  Grupo Ordinarius apresenta show Pizindim, em homenagem a Pixinguinha, na Caixa Cultural Curitiba. Foto: Bruno Braz Uma boa notícia para os amantes do choro, a  Caixa Cultural Curitiba  vai receber o  grupo vocal carioca Ordinarius  com o  show Pizindim , que  homenageia  o maior nome brasileiro do gênero:  Pixinguinha.   Serão  quatro apresentações,  de  01 a 04 de agosto,  de  quinta a sábado, às 20h e no domingo, às 19h . Os  ingressos  custam  R$30 e R$15  (meia entrada).   Em 2023, ano em que se comemorou o cinquentenário de morte do  compositor, arranjador, maestro e instrumentista brasileiro, o grupo realizou turnê na Caixa de Recife (PE) com casa lotada em todas as apresentações.   O nome do show Pizindim se refere ao apelido do músico dado pela avó materna e significa 'menino bom' de acordo com um dialeto africano.   O repertório reúne clássicos como 'Carinho...

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"

  Pela primeira vez, os quatro corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra se reúnem para um espetáculo de fim de ano. Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “O Quebra-Nozes” no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) entre 14 e 20 de dezembro. Ao todo são mais de 150 artistas em ação, além de toda a equipe técnica que faz mágica nos bastidores. A venda de ingressos inicia a partir das 10h30 desta quarta-feira (29). Esta será a terceira montagem de O Quebra-Nozes. A peça foi das primeiras montagens do Balé Teatro Guaíra nos anos 80, com a coreografia de Carlos Trincheiras. Nos anos 2000, sob a direção de Carla Reinecke, o Balé se uniu à Orquestra. As duas foram montagens clássicas e muito marcantes na trajetória do Teatro Guaíra. “O convite agora é para um espetáculo multilinguagem, um símbolo da retomada da nossa capacidade de público após tantas restrições, a celebração de ...

Jurassic Safari Experienc