Marcos Piangers e pesquisa inédita sobre IA serão destaques do FIFE 2025

 


Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica acontece de 8 a 11 de abril reunindo lideranças do Terceiro Setor para debates sobre inovação, impacto social e gestão

Faltam poucos dias para o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE) 2025, um dos maiores eventos do país em gestão do Terceiro Setor, que vai acontecer de 8 a 11 de abril, em Curitiba (PR), reunindo 1.500 lideranças de todo o Brasil no Viasoft Experience. A palestra de abertura será com Marcos Piangers, comunicador e autor best-seller, que vai falar sobre protagonismo e felicidade.

Realizado desde 2014 pela Rede Filantropia, o FIFE inclui mais de 100 atividades distribuídas em palestras, debates, oficinas práticas e uma feira com empresas que oferecem produtos e serviços para o Terceiro Setor. Ao longo dos quatro dias, os participantes terão acesso a conteúdos sobre legislação, contabilidade, captação de recursos, comunicação, tecnologia, voluntariado, comunicação e outros temas essenciais para o fortalecimento das organizações sociais.

Esta será a primeira vez que a capital paranaense recebe uma edição do FIFE. “Curitiba tem um setor social forte e uma rede de organizações ativas que tornam a cidade um ótimo lugar para receber o FIFE 2025. Queremos que as organizações locais tenham a oportunidade de se conectar com iniciativas de todo o Brasil e que os participantes de outras regiões também possam conhecer mais a cidade. É um intercâmbio muito rico”, afirma a diretora-executiva da Rede Filantropia, Thais Iannarelli. 

Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a capital paranaense é a quinta em relação a quantidade de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no âmbito nacional, com 9.254 OSCs cadastradas. Além disso, o Terceiro Setor na cidade emprega 63.176 trabalhadores formais.

Lançamento de pesquisa inédita sobre inteligência artificial no Terceiro Setor

Um dos destaques do FIFE 2025 será a apresentação dos resultados da pesquisa nacional sobre o uso da Inteligência Artificial no Terceiro Setor, conduzida pelo Canal SabiAr, com apoio do Instituto Beja e parceria técnica da FGV-EAESP CEAPG. O estudo inédito mapeou como organizações da sociedade civil e financiadores estão utilizando a IA, além de ter identificado desafios, oportunidades e riscos dessa tecnologia no campo social. 

O levantamento busca oferecer subsídios para que o setor direcione seus investimentos e esforços de maneira mais estratégica e responsável. A apresentação dos resultados será realizada por Cassio Aoqui, especialista em inovação social e cofundador do Canal SabiAr, no dia 11 de abril, às 9h55, dentro da programação oficial do evento.

Painéis e palestras aprofundam debates sobre o futuro do Terceiro Setor

Além da palestra de abertura e da apresentação da pesquisa sobre inteligência artificial, o FIFE 2025 contará com uma programação diversificada que abordará temas estratégicos para a gestão e inovação no setor social. Especialistas como Rosana Pereira e Eduardo de Oliveira Filho apresentarão estratégias para captação de recursos federais por meio de emendas parlamentares, enquanto Leticia Silveira Santana, da Programadores do Amanhã, discutirá a construção de times autogerenciáveis e o papel da liderança na autonomia organizacional.

Outros temas de grande relevância também terão espaço no evento, incluindo segurança contra desinformação e inteligência artificial, impactos da reforma tributária para organizações sociais, e um painel especial sobre a COP30 e o engajamento das OSCs na agenda climática. Além disso, palestras sobre desenvolvimento institucionalcompliancelegislação trabalhista e a saúde emocional dos profissionais do Terceiro Setor trarão orientações para gestores e equipes que atuam no campo social.

Atividades Pré-FIFE

Antes da abertura oficial do FIFE 2025, haverá o Fórum de Voluntariado Estratégico, pré-evento 100% gratuito que acontecerá no dia 8 de abril, das 09h às 17h, em um ambiente dedicado ao debate e à troca de experiências sobre voluntariado no Brasil. Com painéis temáticos e especialistas do setor, o fórum abordará desde o impacto do voluntariado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até estratégias para engajamento jovem e o papel das OSCs e do setor corporativo na promoção do voluntariado. O evento encerra suas atividades às 17h, preparando o público para a abertura do FIFE.

“O conhecimento é o grande impulsionador da transformação social. O FIFE é um evento que aproxima especialistas e gestores de organizações, tendo acesso a conteúdos estratégicos. É nesse ambiente de troca e inspiração que a magia acontece: novas ideias ganham forma, parcerias se fortalecem e soluções inovadoras surgem para impulsionar o impacto social”, conclui o presidente da Rede Filantropia, Marcio Zeppelini.

FIFE 2025

De 8 a 11 de abril de 2024
Local: Viasoft Experience - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 Ecoville, Curitiba - PR
Inscrições em: www.filantropia.ong/fife
Associados Prata e Ouro da Rede Filantropia têm desconto de 50% na entrada. Associados Platina têm direito a uma bolsa de 100%.


Sobre a Rede Filantropia

Fundada em 2002, a Rede Filantropia é uma plataforma que tem como foco fortalecer as organizações sociais do Brasil e contribuir para a profissionalização do Terceiro Setor por meio de capacitações e da disseminação do conhecimento técnico em gestão. A Rede disponibiliza diversos materiais, como: revista especializada, artigos técnicos, cursos on-line, seminários, videoaulas, treinamentos, e-books, webinars, entre outros. São mais de 112 mil pessoas inscritas na plataforma, além de mais de 2,2 mil organizações associadas.

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"