Pular para o conteúdo principal

Paris Filmes divulga cartaz oficial de "O Gênio do Crime"

 Adaptação do clássico de João Carlos Marinho chega aos cinemas em 2026

 

Crédito: Paris Filmes


São Paulo, 28 de janeiro de 2026 - A Paris Filmes divulga o primeiro cartaz oficial do filme "O Gênio do Crime", adaptação do livro infantojuvenil de João Carlos Marinho que marcou gerações de leitores no Brasil. O longa chega aos cinemas em 7 de maio de 2026. Assista ao teaser aqui.
 

Ambientado na cidade de São Paulo, o filme acompanha a turma do Gordo, quatro amigos que se veem envolvidos em uma investigação surpreendente ao descobrirem uma sofisticada falsificação de uma figurinha rara do álbum da Copa do Mundo. O que começa como uma curiosidade logo se transforma em uma jornada cheia de mistério, aventura e bom humor, levando o grupo a enfrentar desafios e a desvendar um esquema engenhoso.
 

Com direção de Lipe Binder ("Betinho: No Fio da Navalha", "Império"), roteiro de Ana Reber ("Depois do Universo") e produção de Tiago Mello ("3%"), o longa é produzido pela Boutique Filmes, em coprodução com a Globo Filmes, e distribuído pela Paris Filmes. O elenco conta ainda com Ailton Graça, Marcos Veras, Douglas Silva e Rafael Losso.
 

O projeto foi realizado com recursos do Fomento Cult SP ProAC, programa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e conta com apoio da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e da Lei do Audiovisual.
 

Sobre a Boutique Filmes:

Há treze anos, a produtora se dedica a contar histórias brasileiras de impacto. Com forte presença no mercado internacional, a empresa é sede dos principais talentos da produção independente e parceira dos mais importantes players do mercado como Netflix, Globoplay, Amazon Prime Video, Disney+ e Max. A Boutique Filmes acumula três indicações ao International Emmy Awards e foi uma das pioneiras na produção para streaming no Brasil, com o sucesso internacional "3%". Em 2021, foi responsável por produzir o primeiro true crime brasileiro da Netflix "Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime". A produtora também produziu a série de ficção "Temporada de Verão" (Netflix) e "Rota 66" (Globoplay). Atualmente, tem investido em grandes projetos, como: "Os 12 Signos de Valentina" (Netflix), "Véspera" (Max), "Mila no Multiverso" (Disney+), "Negociador" (Prime Video), "Sutura" (Prime Video), "Passinho - O Ritmo dos Sonhos" (Disney+), além de ter lançado os documentais "PCC: O Poder Secreto" (HBOMax), "Flordelis: Questiona ou Adora"(Globoplay), ''A Vítima Invisível - O Caso Eliza Samudio''(Netflix) e "Caçador de Marajás" (Globoplay).


 

Sobre a Globo Filmes
Há mais de 25 anos, a Globo Filmes constroi parcerias que impulsionam o audiovisual brasileiro, levando grandes histórias nacionais ao público de todas as gerações. Desde 1998, atua como a maior coprodutora e uma das principais investidoras do cinema nacional, com mais de 560 títulos lançados e mais de 270 milhões de espectadores acumulados nas salas de cinema.
O portfólio da Globo Filmes reúne produções que marcaram o cinema brasileiro. Entre os sucessos de público estão "Minha Mãe é uma Peça 3" e "Tropa de Elite 2", ambos com mais de 11 milhões de espectadores, e grandes bilheterias recentes como "Minha Irmã e Eu", "Os Farofeiros 2" e "Vitória". A trajetória inclui ainda obras aclamadas pela crítica dentro e fora do país, como "2 Filhos de Francisco", "Carandiru", "Cidade de Deus" (quatro indicações ao Oscar) e "Bacurau" (Prêmio do Júri em Cannes). Mais recentemente, títulos como "O Último Azul" (vencedor do Urso de Prata na Berlinale) e "Manas" (GDA Director's Award no Festival de Veneza) reforçam a diversidade e a potência das narrativas nacionais.
A Globo Filmes segue acreditando na força das salas de cinema e no impacto das boas histórias. Com foco na qualidade artística e na pluralidade de conteúdos, leva ao público o melhor do cinema brasileiro nos mais variados gêneros.


 

Sobre a Paris Filmes

A Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas "Crepúsculo" e "Jogos Vorazes", o premiado "O Lado Bom da Vida", que rendeu o Globo de Ouro® e o Oscar® de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013, e "Meia-Noite em Paris", que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias "De Pernas Pro Ar", "Até Que a Sorte nos Separe", "DPA – O Filme" e "Turma da Mônica". Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como "John Wick", "La La Land – Cantando Estações", "A Cabana", "Extraordinário", "Marighella", "Meu Nome é Gal", "Jogos Vorazes - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes", "Jogos Mortais X" e "Minha Irmã e Eu" – primeiro filme nacional a bater a marca de 2 milhões de espectadores pós-pandemia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

  Grupo Ordinarius apresenta show Pizindim, em homenagem a Pixinguinha, na Caixa Cultural Curitiba. Foto: Bruno Braz Uma boa notícia para os amantes do choro, a  Caixa Cultural Curitiba  vai receber o  grupo vocal carioca Ordinarius  com o  show Pizindim , que  homenageia  o maior nome brasileiro do gênero:  Pixinguinha.   Serão  quatro apresentações,  de  01 a 04 de agosto,  de  quinta a sábado, às 20h e no domingo, às 19h . Os  ingressos  custam  R$30 e R$15  (meia entrada).   Em 2023, ano em que se comemorou o cinquentenário de morte do  compositor, arranjador, maestro e instrumentista brasileiro, o grupo realizou turnê na Caixa de Recife (PE) com casa lotada em todas as apresentações.   O nome do show Pizindim se refere ao apelido do músico dado pela avó materna e significa 'menino bom' de acordo com um dialeto africano.   O repertório reúne clássicos como 'Carinho...

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"

  Pela primeira vez, os quatro corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra se reúnem para um espetáculo de fim de ano. Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “O Quebra-Nozes” no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) entre 14 e 20 de dezembro. Ao todo são mais de 150 artistas em ação, além de toda a equipe técnica que faz mágica nos bastidores. A venda de ingressos inicia a partir das 10h30 desta quarta-feira (29). Esta será a terceira montagem de O Quebra-Nozes. A peça foi das primeiras montagens do Balé Teatro Guaíra nos anos 80, com a coreografia de Carlos Trincheiras. Nos anos 2000, sob a direção de Carla Reinecke, o Balé se uniu à Orquestra. As duas foram montagens clássicas e muito marcantes na trajetória do Teatro Guaíra. “O convite agora é para um espetáculo multilinguagem, um símbolo da retomada da nossa capacidade de público após tantas restrições, a celebração de ...

Jurassic Safari Experienc