Adaptação do clássico de João Carlos Marinho chega aos cinemas em 2026
Crédito: Paris Filmes
São Paulo, 28 de janeiro de 2026 - A Paris Filmes divulga o primeiro cartaz oficial do filme "O Gênio do Crime", adaptação do livro infantojuvenil de João Carlos Marinho que marcou gerações de leitores no Brasil. O longa chega aos cinemas em 7 de maio de 2026. Assista ao teaser aqui.
Ambientado na cidade de São Paulo, o filme acompanha a turma do Gordo, quatro amigos que se veem envolvidos em uma investigação surpreendente ao descobrirem uma sofisticada falsificação de uma figurinha rara do álbum da Copa do Mundo. O que começa como uma curiosidade logo se transforma em uma jornada cheia de mistério, aventura e bom humor, levando o grupo a enfrentar desafios e a desvendar um esquema engenhoso.
Com direção de Lipe Binder ("Betinho: No Fio da Navalha", "Império"), roteiro de Ana Reber ("Depois do Universo") e produção de Tiago Mello ("3%"), o longa é produzido pela Boutique Filmes, em coprodução com a Globo Filmes, e distribuído pela Paris Filmes. O elenco conta ainda com Ailton Graça, Marcos Veras, Douglas Silva e Rafael Losso.
O projeto foi realizado com recursos do Fomento Cult SP ProAC, programa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e conta com apoio da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e da Lei do Audiovisual.
Sobre a Boutique Filmes:
Há treze anos, a produtora se dedica a contar histórias brasileiras de impacto. Com forte presença no mercado internacional, a empresa é sede dos principais talentos da produção independente e parceira dos mais importantes players do mercado como Netflix, Globoplay, Amazon Prime Video, Disney+ e Max. A Boutique Filmes acumula três indicações ao International Emmy Awards e foi uma das pioneiras na produção para streaming no Brasil, com o sucesso internacional "3%". Em 2021, foi responsável por produzir o primeiro true crime brasileiro da Netflix "Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime". A produtora também produziu a série de ficção "Temporada de Verão" (Netflix) e "Rota 66" (Globoplay). Atualmente, tem investido em grandes projetos, como: "Os 12 Signos de Valentina" (Netflix), "Véspera" (Max), "Mila no Multiverso" (Disney+), "Negociador" (Prime Video), "Sutura" (Prime Video), "Passinho - O Ritmo dos Sonhos" (Disney+), além de ter lançado os documentais "PCC: O Poder Secreto" (HBOMax), "Flordelis: Questiona ou Adora"(Globoplay), ''A Vítima Invisível - O Caso Eliza Samudio''(Netflix) e "Caçador de Marajás" (Globoplay).
Sobre a Globo Filmes
Há mais de 25 anos, a Globo Filmes constroi parcerias que impulsionam o audiovisual brasileiro, levando grandes histórias nacionais ao público de todas as gerações. Desde 1998, atua como a maior coprodutora e uma das principais investidoras do cinema nacional, com mais de 560 títulos lançados e mais de 270 milhões de espectadores acumulados nas salas de cinema.
O portfólio da Globo Filmes reúne produções que marcaram o cinema brasileiro. Entre os sucessos de público estão "Minha Mãe é uma Peça 3" e "Tropa de Elite 2", ambos com mais de 11 milhões de espectadores, e grandes bilheterias recentes como "Minha Irmã e Eu", "Os Farofeiros 2" e "Vitória". A trajetória inclui ainda obras aclamadas pela crítica dentro e fora do país, como "2 Filhos de Francisco", "Carandiru", "Cidade de Deus" (quatro indicações ao Oscar) e "Bacurau" (Prêmio do Júri em Cannes). Mais recentemente, títulos como "O Último Azul" (vencedor do Urso de Prata na Berlinale) e "Manas" (GDA Director's Award no Festival de Veneza) reforçam a diversidade e a potência das narrativas nacionais.
A Globo Filmes segue acreditando na força das salas de cinema e no impacto das boas histórias. Com foco na qualidade artística e na pluralidade de conteúdos, leva ao público o melhor do cinema brasileiro nos mais variados gêneros.
Sobre a Paris Filmes
A Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas "Crepúsculo" e "Jogos Vorazes", o premiado "O Lado Bom da Vida", que rendeu o Globo de Ouro® e o Oscar® de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013, e "Meia-Noite em Paris", que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias "De Pernas Pro Ar", "Até Que a Sorte nos Separe", "DPA – O Filme" e "Turma da Mônica". Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como "John Wick", "La La Land – Cantando Estações", "A Cabana", "Extraordinário", "Marighella", "Meu Nome é Gal", "Jogos Vorazes - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes", "Jogos Mortais X" e "Minha Irmã e Eu" – primeiro filme nacional a bater a marca de 2 milhões de espectadores pós-pandemia.
Comentários