Pular para o conteúdo principal

Anoushka Shankar, irmã de Norah Jones, estreia no Brasil com três shows em março


 

Indicada 14 vezes ao Grammy, sitarista e compositora indiana traz ao país sua fusão entre tradição clássica e música contemporânea. Apresentações acontecem em Curitiba, Porto Alegre e São Paulo

Brasil, fevereiro de 2026 — Pela primeira vez no Brasil, a sitarista e compositora Anoushka Shankar realiza uma turnê por três capitais em março: Curitiba (21/03), Porto Alegre (22/03) e São Paulo (25/03). Com 14 indicações ao Grammy e mais de três décadas de carreira, a artista é hoje uma das principais responsáveis por projetar a música clássica indiana no circuito internacional contemporâneo.

Filha do lendário Pandit Ravi Shankar, responsável por apresentar a música indiana ao Ocidente e influenciar gerações de artistas, Anoushka cresceu imersa em uma tradição centenária, mas construiu uma trajetória própria, marcada por experimentação, diálogo intercultural e produção autoral. Ela também é meia-irmã da cantora Norah Jones, outra artista que levou a herança musical da família Shankar a públicos globais, ainda que por caminhos estéticos distintos.

Se Ravi Shankar abriu as portas do Ocidente para o sitar nos anos 1960, Anoushka expandiu esse legado para o século XXI. Sua obra transita entre a música clássica indiana, o jazz, a eletrônica e a música de concerto, com colaborações que vão de Herbie Hancock e Sting a Patti Smith, Joshua Bell e Arooj Aftab.

Indicada ao Grammy em diferentes categorias ao longo da carreira, feito inédito para uma musicista indiana, ela também foi a primeira mulher indiana a se apresentar e apresentar uma categoria na premiação. Entre outros reconhecimentos, recebeu honrarias da Royal Academy of Music e, recentemente, um doutorado honorário pela Universidade de Oxford.

O repertório da turnê brasileira deve contemplar composições de sua trilogia mais recente — Chapter I: Forever, For NowChapter II: How Dark It Is Before Dawn e Chapter III: We Return to Light — trabalhos que aprofundam sua pesquisa sonora entre ancestralidade e contemporaneidade, com atmosferas imersivas e forte carga emocional.

A vinda ao Brasil marca um momento de maturidade artística de uma musicista que não apenas herdou um sobrenome histórico, mas redefiniu o alcance global do sitar e da música indiana nas últimas décadas.

Curitiba — Curitiba Jazz Sessions - 21 de março de 2026

Local: Ópera de Arame

Realização: Planeta Brasil e Goat Entertainment

Ingressos: https://meaple.com.br/curitibajazzsessions/anoushka-shankar-curitiba

 

Porto Alegre — 22 de março de 2026

Local: Teatro do Bourbon Country

Realização: Goat Entertainment e Branco Produções

Ingressos: https://uhuu.com/v/teatro-do-bourbon-country-72

 

São Paulo — 25 de março de 2026

Local: Cine Joia

Realização: Goat Entertainment e Planeta Brasil Entretenimento

Ingressos: https://meaple.com.br/goat/anoushka-shankar-sao-paulo

 

Para mais informações sobre a passagem de Anoushka Shankar pelo Brasil, acesse os perfis oficiais das produtoras no Instagram: @curitibajazzsessions, @planetabrasilentretenimento, @goat_entertainment e @brancoproducoespoa.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

  Grupo Ordinarius apresenta show Pizindim, em homenagem a Pixinguinha, na Caixa Cultural Curitiba. Foto: Bruno Braz Uma boa notícia para os amantes do choro, a  Caixa Cultural Curitiba  vai receber o  grupo vocal carioca Ordinarius  com o  show Pizindim , que  homenageia  o maior nome brasileiro do gênero:  Pixinguinha.   Serão  quatro apresentações,  de  01 a 04 de agosto,  de  quinta a sábado, às 20h e no domingo, às 19h . Os  ingressos  custam  R$30 e R$15  (meia entrada).   Em 2023, ano em que se comemorou o cinquentenário de morte do  compositor, arranjador, maestro e instrumentista brasileiro, o grupo realizou turnê na Caixa de Recife (PE) com casa lotada em todas as apresentações.   O nome do show Pizindim se refere ao apelido do músico dado pela avó materna e significa 'menino bom' de acordo com um dialeto africano.   O repertório reúne clássicos como 'Carinho...

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"

  Pela primeira vez, os quatro corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra se reúnem para um espetáculo de fim de ano. Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “O Quebra-Nozes” no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) entre 14 e 20 de dezembro. Ao todo são mais de 150 artistas em ação, além de toda a equipe técnica que faz mágica nos bastidores. A venda de ingressos inicia a partir das 10h30 desta quarta-feira (29). Esta será a terceira montagem de O Quebra-Nozes. A peça foi das primeiras montagens do Balé Teatro Guaíra nos anos 80, com a coreografia de Carlos Trincheiras. Nos anos 2000, sob a direção de Carla Reinecke, o Balé se uniu à Orquestra. As duas foram montagens clássicas e muito marcantes na trajetória do Teatro Guaíra. “O convite agora é para um espetáculo multilinguagem, um símbolo da retomada da nossa capacidade de público após tantas restrições, a celebração de ...

Jurassic Safari Experienc