"A Imagem Não Serve" tem estreia no dia 10 de fevereiro. Programação oferece ao público visitas guiadas, oficina, videoinstalações e videoesculturas

Foto da obra "Call Waiting" - Crédito Eder Santos
A CAIXA Cultural Curitiba recebe a partir de 10 de fevereiro, às 18h, a exposição "A imagem não serve", primeira mostra individual do artista multimídia Eder Santos na capital paranaense. Com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho, a exposição reúne 14 videoinstalações e videoesculturas produzidas entre 1993 e 2026, incluindo a obra inédita Ouragualamalma, criada especialmente para a temporada. Eder Santos traz ao público um panorama de mais de quatro décadas de experimentações com imagem, corpo e tecnologia.
O espaço oferece ao visitante uma experiência imersiva que desloca a imagem do campo da representação para o da presença. As obras incorporam ruídos, falhas, vibrações e distorções, revelando um uso da tecnologia que tensiona a linearidade e desafia a passividade do olhar. Estruturas como camas, gaiolas, ambientes imersivos e esculturas com dispositivos eletrônicos transformam o espaço expositivo em um campo sensorial, no qual o corpo do espectador é convocado a atravessar e habitar as imagens.
“A obra de Eder Santos nos convida a retirar as lentes com as quais aprendemos a ver um mundo cada vez mais domesticado, para acessar aquilo que escapa, que não se deixa capturar ou estabilizar”, comenta o curador Luiz Gustavo Carvalho.
Videoinstalação Janaúba (Foto - Isabel Moreira & Leandro Aragão)
No dia 10 de fevereiro, às 18h, acontece uma palestra com o artista e com o curador, seguida da abertura da exposição às 19h. Durante o período expositivo, o público poderá participar de visitas guiadas conduzidas pelos dois. Elas acontecem nos dias 11 de fevereiro, às 15h, 24 de março às 17h e 25 de março às 11h.
Já no dia 24 de março, às 15h, a CAIXA Cultural Curitiba intensifica a programação com uma oficina dedicada ao universo de Eder Santos. Na sequência, às 17h, ocorre mais uma visita guiada e, às 18h30, a exibição do longa-metragem "Girassol Vermelho", dirigido pelo artista. O dia se encerra com o lançamento do catálogo da exposição e sessão de autógrafos com a presença de Eder Santos e do curador.
O artista Eder Santos apresenta a exposição de arte multimídia “A Imagem Não Serve”
Sobre o artista
Nascido em Belo Horizonte (MG), Eder Santos é referência na videoarte brasileira e integra coleções institucionais como o MoMA (Nova York), o Centre Pompidou (Paris), o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, além de ter participado de bienais e festivais no Brasil e no exterior. Sua trajetória também inclui uma premiada produção no cinema, com curtas, longas e séries para televisão.
Serviço:
Exposição "A Imagem Não Serve" – Eder Santos
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro - Curitiba
Horário de visitação: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 19h
Período expositivo: 11 de fevereiro a 10 de maio
Entrada: franca
Classificação: 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Comentários