Como garantir a segurança dos idosos em casa?



Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil encerrou 2023 com 15,1% de sua população com idade igual ou superior a 60 anos. A estimativa é que, até 2050, a quantidade de idosos vá de 31 milhões a 60 milhões. Com esse crescimento, a segurança em casa torna-se uma preocupação prioritária para aqueles que convivem com o grupo. Criar um ambiente seguro é fundamental para garantir que eles possam desfrutar de uma vida independente e saudável.

“O aumento na busca por cuidadores, é uma realidade. No ano passado, somamos mais de 1,9 milhões de atendimentos”, conta Jessica Ramalho, Diretora de Operações e cofundadora da Acuidar, rede de cuidadores especializados. “Porém, além da assistência profissional, são necessárias medidas no próprio ambiente residencial para garantir que o espaço seja seguro para o idoso”, completa.

A profissional explica que adotar as adaptações indicadas não somente auxilia na independência, como também previne possíveis lesões no indivíduo. Com isso, o lar se torna um ambiente seguro e permite que o idoso possa realizar suas atividades diárias. A seguir, confira algumas evidenciadas por Jessica como prioridade para uma residência adequada.

 

Avaliação do ambiente

Antes de implementar quaisquer mudanças, é crucial realizar uma avaliação completa do ambiente. Identifique possíveis obstáculos, tapetes escorregadios, degraus perigosos e outros elementos que possam representar riscos. Esta análise inicial é o primeiro passo para criar um ambiente seguro.

 

Iluminação adequada

A visão dos idosos muitas vezes é comprometida, tornando a iluminação adequada uma prioridade. Instale luzes brilhantes em corredores, escadas e em áreas de maior circulação. Interruptores de fácil acesso e lâmpadas de baixo consumo são escolhas inteligentes para garantir uma casa bem iluminada.

 

Adaptações no banheiro

O banheiro é frequentemente uma área de alto risco. Instale barras de apoio ao redor do vaso sanitário e dentro do box. Tapetes antiderrapantes e um assento no chuveiro são adições que proporcionam mais segurança durante as atividades diárias.

 

Equipamentos de emergência

Mantenha meios de comunicação de emergência facilmente acessíveis. Celulares ou dispositivos de alerta médico são cruciais para garantir que a ajuda possa ser solicitada rapidamente em caso de necessidade.

 

Organização inteligente

Manter a casa organizada pode prevenir quedas e acidentes. Remova objetos desnecessários, como móveis baixos ou mesas de centro, que possam obstruir o caminho. Certifique-se de que os cabos elétricos estejam bem presos e fora do alcance.

 

Atividade física regular

Incentive a prática de exercícios adequados à idade. Manter uma boa mobilidade e equilíbrio é fundamental para prevenir acidentes. Atividades como caminhadas leves e alongamentos podem ser incorporadas à rotina diária.

 

Sobre a Acuidar:

Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o mercado do franchising em 2020, contando hoje com mais de 150 unidades inauguradas. O investimento inicial total é a partir de R$38 mil (já com a taxa de franquia), o faturamento médio mensal é de R$ 60 mil e o prazo de retorno é de 6 a 15 meses. Saiba mais em: https://www.acuidarbr.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

D.P.A EM CURITIBA

PROJETO HERBERT DANIEL