Mostra Comemorativa do Cinema Pernambucano chega a São Paulo nesta terça, 11

 

No dia 11 de agosto, a Mostra Comemorativa do Cinema Pernambucano chega a São Paulo com uma celebração no Reserva Cultural, reunindo Lírio Ferreira ("Baile Perfumado"), Gabriel Mascaro ("Boi Neon"), Marcelo Gomes e o produtor João Vieira ("Cinema, Aspirinas e Urubus"). Realizada pela Imovision, a mostra celebra os aniversários de quatro obras fundamentais da cinematografia brasileira: "Baile Perfumado" (1996), de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, que completa 30 anos; "Baixio das Bestas" (2006), de Claudio Assis, e "Cinema, Aspirinas e Urubus" (2006), de Marcelo Gomes, lançados há 20 anos; e "Boi Neon" (2016), de Gabriel Mascaro, que completa uma década. Os ingressos já estão disponíveis para venda. 


Em São Paulo, a sessão de 11 de agosto integra o circuito nacional da mostra, que percorre cerca de 30 salas pelo Brasil entre os dias 13 e 19 de agosto, com abertura oficial em 6 de agosto, no Cine São Luiz, em Recife. A programação também contará com debates presenciais com realizadores em praças selecionadas. O circuito traz cidades das cinco regiões, incluindo Recife, Salvador, Natal, Fortaleza, Maceió, Aracaju, Belém, Manaus, Palmas, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.


A mostra celebra a força, a identidade e o impacto do cinema pernambucano no cenário nacional e internacional, reunindo filmes que marcaram época e ajudaram a projetar Pernambuco como um dos polos mais inventivos do audiovisual brasileiro. Ao revisitar essas obras, a programação reconhece produções que ampliaram o alcance estético, político e afetivo do cinema nacional, preservando histórias, paisagens e modos de ver que compõem a cultura do país. 


Lançado em 1996, "Baile Perfumado", de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, acompanha Benjamin Abrahão, mascate libanês e amigo íntimo do Padre Cícero, que decide filmar Lampião e seu bando acreditando que o registro poderá transformá-lo em um homem rico. Entre o fascínio pelo cangaço, a ambição do cinema e a repressão da ditadura do Estado Novo, o filme se tornou um marco da retomada do cinema pernambucano e brasileiro, conquistando o prêmio de Melhor Filme no Festival de Brasília e revelando uma nova geração de realizadores.


Em "Baixio das Bestas", Claudio Assis constrói um retrato duro e provocador sobre violência, exploração e degradação social a partir da história de Auxiliadora, adolescente explorada pelo avô em uma pequena comunidade marcada pela brutalidade. Lançado em 2006, o filme reafirmou a força autoral do diretor pernambucano, que já havia chamado atenção com "Amarelo Manga", e conquistou o Festival de Brasília.


Também lançado em 2006, "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes, se passa em 1942, no sertão nordestino, e acompanha o encontro entre Johann, alemão que foge da Segunda Guerra Mundial e atravessa o interior vendendo aspirinas, e Ranulpho, homem simples que sempre viveu no sertão e passa a trabalhar como seu ajudante. Viajando de povoado em povoado, os dois exibem filmes promocionais sobre o remédio para pessoas que nunca haviam ido ao cinema. Selecionado para a mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes, o longa também integrou a lista da Abraccine dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.


Completando 10 anos, "Boi Neon", de Gabriel Mascaro, mergulha nos bastidores das vaquejadas para acompanhar Iremar, vaqueiro que vive na estrada com um grupo de trabalhadores enquanto alimenta o sonho de criar roupas no polo de confecção do semiárido nordestino. Entre o universo rural, a industrialização da região e novas possibilidades de identidade e desejo, o filme conquistou reconhecimento internacional, incluindo o Prêmio Especial do Júri da mostra Horizontes, no Festival de Veneza, além de prêmios no Festival do Rio, em Hamburgo e em Toronto.


SERVIÇO

Mostra Comemorativa do Cinema Pernambucano — São Paulo

Data: terça-feira, 11 de agosto

Sessão: 20h

Recepção: 19h30

Local: Reserva Cultural — Av. Paulista, 900 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-000

Ingressos: https://movieid.com/hotsite/mostra-comemorativa-do-cinema-pernambucano



SOBRE A IMOVISION

Presente no Brasil há mais de 35 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema mundial na América latina, tendo lançado mais de 700 filmes no Brasil. Criada pelo empresário Jean Thomas Bernardini, a distribuidora tem em seu catálogo, realizações de consagrados diretores estrangeiros e brasileiros, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision fortificou o cinema francês no Brasil e foi a responsável por introduzir cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos no país, como o Movimento Dogma 95 e o Cinema Iraniano.

Comentários

Postagens mais visitadas