Cinco dicas para ter um relacionamento feliz e duradouro

No próximo dia 12 de junho, casais apaixonados celebrarão o Dia dos Namorados em todo o Brasil. Jantares românticos feitos em casa ou degustados em restaurantes, caixas de chocolate, buquês de flores, diversos outros tipos de presentes ou até mesmo um singelo “eu te amo” marcarão a data. São importantes gestos que devem servir não somente para comemorar a união, mas para cultivá-la e fortalecê-la.
A psicóloga Fernanda Tochetto sugere mais algumas atitudes a serem tomadas pelos casais para que tenham um relacionamento sadio, feliz e, consequentemente, duradouro:
  • Autoconhecimento: “Para tudo na vida um passo essencial e transformador é o autoconhecimento”, afirma Tochetto. Segundo a psicóloga, quanto mais a pessoa entende sobre si mesma, mais ela compreende que o que o outro causa nela muitas vezes está relacionado às suas próprias emoções. Dessa forma, a pessoa consegue perceber quais comportamentos e atitudes desencadeiam determinadas situações que ela não gostaria que ocorresse. “Então, entender suas próprias fraquezas e necessidades faz toda a diferença para que o casal evolua emocionalmente, alcance maturidade e tenha uma relação harmoniosa”, diz.

  • Cuidar de si: a psicóloga destaca que aquilo que a pessoa pretende oferecer para o parceiro, em primeiro lugar ela precisa oferecer para si mesma. Conforme Tochetto, a rotina do dia a dia de um relacionamento (família, filhos, problemas financeiros) pode desgastá-lo. Dessa forma, se, diante de todas essas questões, a pessoa não cuidar de si mesma, amar-se, sentir-se bem, feliz e plena, isso pode fazer com ela negligencie seu parceiro, tornando o desgaste ainda maior. “Cuidar de si reflete no cuidado com o relacionamento”, afirma.

  • Diálogo e troca: “Eu entendo que o diálogo e a troca são atitudes essenciais”, destaca Tochetto. “Mas como tornar isso presente?”, indaga. De acordo com a psicóloga, muitas vezes se conversa bastante em um relacionamento, mas não sobre aquilo que é realmente necessário. Nesse sentido, ela sugere algumas perguntas-chave: “Como você está se sentindo?”; “Como foi o seu dia?”; “Como você enxerga nosso relacionamento?”; “O que precisa mudar?”. Para Tochetto, essas perguntas básicas precisam ser acompanhadas de momentos específicos. “De acordo com a rotina e preferências, reserve uma hora num dia da semana exclusiva para o casal”, sugere. Para a psicóloga, um casal realmente feliz é aquele que semeia amor, respeito e admiração. “Quando isso faz parte da jornada, quando o casal constrói a sua vida com apoio mútuo, troca e parceria, tudo se transforma”, conclui.
  • Elogiar, reconhecer e surpreender: Tochetto destaca que é muito simples às vezes olhar para a pessoa e dizer “Que linda você é!”. Demonstrar que admira e reconhecer o sucesso profissional do parceiro é essencial. “Como você foi bem!”. “Nossa, parabéns pela sua promoção, parabéns pelo seu trabalho!”. Surpreender o parceiro também é importante; com ações que realizava no início, mas que agora estão esquecidas, porque o relacionamento entrou no “piloto-automático”. “Podem ser pequenas coisas, um bilhete, uma música, um jantar, uma bebida, um agradecimento, enfim, que fazem a diferença”, diz a psicóloga.

  • Entender o papel dos filhos na relação: quando o casal tem filhos a situação se torna mais complexa e achar um tempo exclusivo para o casal é imprescindível. Para isso, no entanto, é necessário que os papeis que cada membro da família desempenha sejam bem definidos. Segundo Tochetto, os filhos recebem aquilo que os pais estão sentindo, por isso é preciso estarem bem consigo mesmos, e isso virá se for designado um momento para cada um e para o casal.

Para a psicóloga, os pais precisam saber diferenciar o casamento dos filhos. “Quando eu vejo essa confusão de papéis acontecendo em um ambiente familiar, geralmente pelas fraquezas emocionais, insegurança, medos e culpas, eu vejo relacionamentos esfriando e casais se afastando. Isso porque tudo gira em torno de uma criança que um dia pode ser cobrada por isso”, alerta.

Postagens mais visitadas deste blog

D.P.A EM CURITIBA

PROJETO HERBERT DANIEL