Com a temática "Cidades como Lugares para Inovar, Criar e Vivenciar", o evento já está com venda de ingressos aberta. O palestrante internacional Shain Shapiro é o primeiro nome confirmado que estará entre os dias 25 e 27 de março na Arena da Baixada
Curitiba, fevereiro de 2026 – O estado do Paraná será palco, mais uma vez, do Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes das Américas. Organizado pelo ICities, hub pioneiro em cidades inteligentes no Brasil, com o apoio da Prefeitura de Curitiba e a chancela da Fira Barcelona, a sétima edição, que acontecerá pelo segundo ano consecutivo na Arena da Baixada, entre os dias 25 e 27 de março, reunirá especialistas, gestores públicos, empresas e a sociedade. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do evento.
Neste ano, o tema principal será "Cidades como Lugares para Inovar, Criar e Vivenciar". O evento tem a expectativa de receber mais de 23 mil participantes, entre gestores públicos, startups, empresas de tecnologia e especialistas em inovação urbana, para debater e cocriar o futuro das cidades inteligentes no Brasil.
"Vivemos uma fase em que inovação tecnológica e visão criativa precisam estar integradas. Uma cidade inteligente não se resume a dados, plataformas e sensores, mas envolve pessoas, cultura e propósito coletivo. O Smart City Expo Curitiba tem o propósito de estimular esse olhar mais amplo, promovendo debates e conexões que ajudem a redesenhar o futuro urbano de forma mais humana e colaborativa", afirma Caio Castro, CEO do iCities.
Entre os nomes confirmados para o evento está o palestrante internacional Shain Shapiro, autor do livro "This Must Be The Place: How Music Can Make Your City Better". Ele é reconhecido como thought leader em nível mundial na confluência entre música, cultura e políticas urbanas. Shain definiu uma nova maneira de pensar sobre o valor da música em cidades e espaços e, por meio dela, influenciou mais de 130 cidades e localidades a investirem em música e cultura.
Congresso: espaço para vivenciar e inovar
Durante os três dias do Smart City Expo Curitiba 2026, a Arena da Baixada será um ecossistema vivo, dividida em duas áreas. A primeira, o 1º piso (P1), será o coração da experiência e da inovação, onde a tecnologia e o planejamento urbano ganham vida por meio das áreas de congresso e expo.
O congresso é o ponto de convergência das vozes que hoje lideram a transformação urbana no mundo. Com a chancela internacional da Fira Barcelona, o espaço vai trazer para Curitiba uma curadoria de alto nível, que traduz as discussões mais complexas da atualidade em estratégias práticas. Dentro do espaço, haverá o Palco Principal, que promoverá debates capazes de transformar a visão sobre o futuro, oferecendo uma imersão de alto impacto alinhada ao tema central do Smart City Expo Curitiba: "Cidades como Lugares para Inovar, Criar e Vivenciar". O espaço integra cinco trilhas temáticas: tecnologia e negócios disruptivos; transformação digital e inovação; cidades sustentáveis e mudanças climáticas; governança e espaços digitais; e cidades para pessoas e espaços públicos.
O P1 ainda abriga a Área Expo, espaço que integra grandes corporações, empresas, startups e apoiadores institucionais. Nessa área as cinco trilhas do congresso se traduzem em produtos e serviços reais, permitindo que gestores e investidores visualizem a aplicação prática das tendências discutidas nos palcos.
Área Business: hub de negócios e conexão especializada
O segundo piso da Arena da Baixada (P2) é o espaço onde são consolidados os negócios e o networking qualificado. A Área Business é o hub estratégico de relacionamento do evento, desenhado para aproximar líderes públicos e decisores do setor privado. A área é focada em resultados e ideal para quem busca parcerias estratégicas. Na edição de 2025, o ecossistema movimentou R$ 650 milhões em negócios.
O P2 também recebe os camarotes corporativos, o lounge VIP e a sala de workshops, com o objetivo de oferecer uma imersão total e dedicada ao aprendizado prático e à capacitação técnica. Os especialistas transferem metodologias em ferramentas aplicáveis ao dia a dia.
O espaço também realiza eventos paralelos, como o Fórum Nacional de Mobilidade Urbana (ANTP), que vai trazer o debate sobre o futuro do transporte público, integração logística e soluções inteligentes de deslocamento.
Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards
A premiação do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards 2026 também será uma das atrações o evento. O prêmio, que em breve anunciará os finalistas, reconhece e valoriza iniciativas que estão transformando as cidades brasileiras em todas as regiões do país. Dividida em cinco categorias principais: Cidade Inteligente, Cidade Sustentável, Equidade Social, Mobilidade Urbana e Transformação e Inovação Digital, a iniciativa tem como objetivo destacar boas práticas que unem soluções inteligentes, tecnologia, gestão pública e impacto social positivo.
Serviço 7ª Smart City Expo Curitiba
Data: de 25 a 27 de março
Horário: das 9h às 20h
Local: Arena da Baixada.
Ingressos:
SOBRE O GRUPO ICITIES
O Grupo iCities é uma holding brasileira dedicada a impulsionar a transformação das cidades por meio da inovação, da tecnologia e da articulação entre os setores público, privado e acadêmico. Com mais de uma década de atuação e sede em Curitiba (PR), o grupo é referência nacional no ecossistema de cidades inteligentes e atua de forma estratégica para conectar desafios urbanos a soluções concretas e sustentáveis.
Com uma arquitetura de marca que contempla diferentes frentes de atuação, o iCities organiza eventos, promove programas de capacitação, desenvolve projetos e fortalece redes de colaboração em todo o país. Com a chancela da Fira Barcelona, é responsável pela realização de eventos notáveis como o Smart City Expo Curitiba, o IoT Solutions Congress Brasil e o Tomorrow Blue Economy, sendo essa uma de suas principais verticais de negócios.
O Grupo iCities atua como catalisador de soluções inovadoras para os desafios urbanos contemporâneos, ao unir propósito, conhecimento, negócios e impacto para construir cidades mais inteligentes, sustentáveis e centradas nas pessoas.
Comentários