Pular para o conteúdo principal

Projeto “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” chega a Curitiba com oficina e performance

 


Nos dias 21 e 22 de fevereiro, Curitiba recebe o projeto “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi, de Curitiba (PR). Duas atividades serão oferecidas. A primeira, às 18h, é a oficina “Performance Arte: Uma Introdução”, que está com inscrições abertas e contará com intérprete de Libras. Ela será realizada no dia 21, na Faculdade de Artes do Paraná (FAP). A oficina é ministrada pela Prof. Drª Ludmila Castanheira, artista e autora do livro “Performance arte: modos de existência” (2018), um nome referencial na linguagem da performance arte no Brasil. É direcionada para artistas e não artistas acima dos 16 anos. Já a segunda atividade, no dia 22, é nas Ruínas São Francisco, com a performance que dá nome ao projeto, realizada por Ghiraldi. Em Curitiba, o aquário fica disponível das 9h às 14h como uma instalação de artes visuais e a performance acontece entre 10h e 12h.

A ação performática propõe um encontro: alguém de macacão vermelho, ouvindo histórias de corações partidos. Enquanto os relatos chegam, o performer borda em ponto cruz um coração anatômico em tamanho real, registrando simbolicamente, ponto a ponto, as histórias ouvidas. Os passantes que narram suas histórias retiram dos bolsos do macacão vermelho pequenos bonecos ligados a um fio de chumbo. Cada boneco é colocado em um aquário preenchido com líquido vermelho translúcido, apoiado sobre um pedestal, onde afunda e compõe uma coleção provisória de quedas, com diferentes níveis de flutuação, conforme as narrativas coletadas.

A orientação do processo criativo é assinada por Castanheira, que atuou como diretora/provocadora, propondo dispositivos criativos e fundamentações teóricas que deram corpo e embasamento ao projeto artístico. 

 

Performance

“Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” é a segunda parte de um tríptico idealizado por Renan Ghiraldi, cujo primeiro fragmento foi apresentado na I MIAC – Mostra Independente de Arte Contemporânea, em 2022. A obra dialoga com a trajetória pessoal do artista, atravessada pelo aquarismo e pela busca do amor romântico em meio às crises de ansiedade, e investiga como memórias afetivas se cruzam com questões de gênero, sexualidade, etnia, classe social, etarismo e diversidades corporais.

“Acho que circular com performance é algo muito necessário para ampliar o acesso a esta linguagem especificamente. Acredito que estabelecer diálogos no estado, em performance arte, vai permitir uma melhor difusão dessa linguagem contemporânea no Paraná, e consequentemente aumentando o acesso e a distribuição de performance arte no circuito nacional”, comenta o artista.

O projeto inclui também uma videoperformance, que pode ser acessada por meio de um QR Code instalado na base do aquário. O vídeo mostra o performer como um dos bonecos que estão no aquário, submerso, preso pelos pés a uma bigorna. A empresa responsável pela gravação foi a Líquido Photo, especializada em fotografia e produção subaquática, fundada pelo fotógrafo e diretor de fotografia Lucas Pupo e ganhadora de diversos prêmios. A empresa é referência nesse tipo de trabalho no Brasil e já colaborou com produções brasileiras e internacionais, entre elas “Ainda estou aqui”, vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Circulação

O projeto passou por seis regiões do Paraná: Noroeste (Maringá), Norte (Londrina), Campos Gerais (Ponta Grossa), Centro-Sul (Pato Branco) e Oeste (Foz do Iguaçu), encerrando sua circulação no Leste (Curitiba). Em cada cidade, foi realizada tanto a performance quanto a oficina com Ludmila Castanheira, sempre de forma gratuita.

 

Serviço:

Projeto “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2”, de Renan Ghiraldi, com orientação criativa de Ludmila Castanheira.

 

Dia 21 de fevereiro

18h - Oficina na Faculdade de Artes do Paraná - FAP (Campus Sede) - Rua dos Funcionários, 1357, Cabral

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3PQgo05rnmtRm-qJm4RHhZy3-ZGQH5a3NK25hiyHllD0uOA/viewform

 

Dia 22 de fevereiro

10h - Ruínas de São Francisco (Av. Jaime Reis, s/n)

O aquário ficará no local das 9h às 14h.

Todas as ações são gratuitas.

Ficha Técnica: Performance: Renan Ghiraldi / Direção: Ludmila Castanheira / Direção de Fotografia: Lucas Pupo, ABC / Direção Musical: Jean Michel / Produção Executiva: Ditirambo Produções / Produção Artística: Soraya Tory / Produção Audiovisual: Felipe Halison / IDX Pro / Produção Musical: Moda Raiz Produções / Criação de Figurino: Lucas Olisilva / Confecção de Figurino: Vitória Campanari / VCamp Ateliê / Cenografia: Milton Júnior / Adereços: Carla Guizelini / Projeto Gráfico: Lucas Olisilva / Studio Luz / Acessibilidade: Eloisa Pedroni / Arranjo Musical: Jean Michel e Édipo Ferreira / Violoncelo e Violino: Édipo Ferreira / Assessoria de Imprensa: Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura / Captação Subaquática: Líquido Photo / Assistente de Câmera: Vic Milan / Assistentes de Iluminação: Neitan Reis e Elton Reis / Assistente de Colorização: Clayton Patrocínio / Mergulhador de Segurança: Fernando Rebelo / Auxiliares de Set: Cirso Ganda e Rosâni Ghiraldi / Auxiliar de Maquinaria: Sidnei Galdino / Making of: Natasha Oraveis / Produção Local: Juuara Armond e Diego Carvalho

 

Mais informações pelo instagram @valedoscoracoespartidos

PROJETO APROVADO NO EDITAL N.º 009/2023 PROFICE MULTIÁREAS – ESTADO DO PARANÁ - SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - VIABILIZADO PELA LEI FEDERAL 195/2022 - LEI PAULO GUSTAVO - MINISTÉRIO DA CULTURA - GOVERNO FEDERAL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa Cultural Curitiba apresenta Pizindim, show em homenagem a Pixinguinha

  Grupo Ordinarius apresenta show Pizindim, em homenagem a Pixinguinha, na Caixa Cultural Curitiba. Foto: Bruno Braz Uma boa notícia para os amantes do choro, a  Caixa Cultural Curitiba  vai receber o  grupo vocal carioca Ordinarius  com o  show Pizindim , que  homenageia  o maior nome brasileiro do gênero:  Pixinguinha.   Serão  quatro apresentações,  de  01 a 04 de agosto,  de  quinta a sábado, às 20h e no domingo, às 19h . Os  ingressos  custam  R$30 e R$15  (meia entrada).   Em 2023, ano em que se comemorou o cinquentenário de morte do  compositor, arranjador, maestro e instrumentista brasileiro, o grupo realizou turnê na Caixa de Recife (PE) com casa lotada em todas as apresentações.   O nome do show Pizindim se refere ao apelido do músico dado pela avó materna e significa 'menino bom' de acordo com um dialeto africano.   O repertório reúne clássicos como 'Carinho...

Teatro Guaíra reúne todos corpos artísticos em "O Quebra-Nozes"

  Pela primeira vez, os quatro corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra se reúnem para um espetáculo de fim de ano. Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam “O Quebra-Nozes” no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) entre 14 e 20 de dezembro. Ao todo são mais de 150 artistas em ação, além de toda a equipe técnica que faz mágica nos bastidores. A venda de ingressos inicia a partir das 10h30 desta quarta-feira (29). Esta será a terceira montagem de O Quebra-Nozes. A peça foi das primeiras montagens do Balé Teatro Guaíra nos anos 80, com a coreografia de Carlos Trincheiras. Nos anos 2000, sob a direção de Carla Reinecke, o Balé se uniu à Orquestra. As duas foram montagens clássicas e muito marcantes na trajetória do Teatro Guaíra. “O convite agora é para um espetáculo multilinguagem, um símbolo da retomada da nossa capacidade de público após tantas restrições, a celebração de ...

Jurassic Safari Experienc